Governador interino

Presidente do TJ assume o governo de São Paulo

Autor

2 de fevereiro de 2009, 20h16

Gilberto Marques - Portal do Governo do Estado de São Paulo
Roberto Antonio Valim Bellochi, presidente do Tribunal de Justiça e Luiz Antônio Marrey, secretário da Justiça e Defesa da Cidadania - por Gilberto Marques - Portal do Governo do Estado de São PauloO presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Roberto Valim Bellocchi, assumiu interinamente nesta segunda-feira (2/2) o governo do estado. O presidente do TJ, que é o terceiro na linha sucessória do governador, fica à frente do governo paulista até quarta-feira (4/2).

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), viajou de férias para o exterior e só deve retornar no dia 8 de fevereiro. O vice-governador, Alberto Goldman (PSDB), viajou nesta segunda ao Chile junto com o presidente da Assembleia, deputado estadual Vaz de Lima (PSDB). O retorno de Goldman e de Lima ao Brasil está marcado para quarta-feira. Quando regressarem, Bellocchi passa o cargo ao vice.

Bellocchi foi empossado na Assembleia Legislativa pelo primeiro vice-presidente da Casa, no exercício da presidência, deputado Waldir Agnello (PTB), na reabertura dos trabalhos da Casa. À tarde, o desembargador foi ao Palácio dos Bandeirantes, onde foi recebido pelo secretário estadual de Justiça, Luiz Antônio Marrey (foto).

Ele é o sexto juiz a assumir interinamente o governo estadual. Em 1931, o ministro Laudo Ferreira de Camargo assumiu por causa da crise resultante da Revolução de 1930. Já o desembargador Joaquim de Sylos Cintra assumiu de 7 de agosto a 4 de outubro de 1962, quando o governador Carvalho Pinto se licenciou do cargo.

Com o afastamento do governador Abreu Sodré, em 1970, o desembargador Cantidiano Garcia de Almeida exerceu o cargo por quase um mês. Em setembro de 1994, durante uma viagem ao exterior, o governador Luiz Antonio Fleury Filho foi substituído, por uma semana, pelo desembargador José Alberto Weiss de Andrade.

De 17 a 20 de maio de 2002, o então vice-governador Geraldo Alckmin viajou à Itália e foi substituído pelo desembargador Sergio Augusto Nigro Conceição. Outra substituição aconteceu no dia 25 de junho do mesmo ano.

Roberto Antonio Vallim Bellocchi é bacharel pela PUC de São Paulo. Entrou na Justiça paulista em 1966 e foi eleito em 5 de dezembro de 2007 para a presidência do TJ para o biênio 2008-2009.

[Foto: Gilberto Marques/Governo de SP]

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!