Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Origem do segredo

Governo dos EUA quer que blogueiros revelem fontes

A Transportation Security Administration, agência governamental dos Estados Unidos responsável pela segurança no sistema de transportes do país, entrou com ações contra dois blogueiros. A agência pediu para obter suas fontes de informação. Os blogueiros apontaram falhas na segurança dos transportes dos EUA e alertaram que grupos terroristas poderiam atacar o país neste fim de ano. Um deles foi obrigado pela Justiça a entregar seu computador. As informações são do site Findlaw.

Os blogueiros acionados são Steve Frischlling e Chris Elliott, que mantêm na internet tradicionais serviços de informações sobre viagens. Eles receberam as iniciais de dois agentes especiais da Transportation Security Administration escalados para cobrir os plantões de fim de ano.

Mediante ordem judicial, o blogueiro Steve Frischlling teve de entregar o seu computador. “Os agentes me ameaçaram, dizendo que tinham poder suficiente para, imediatamente, romper o meu patrocínio para o blog, que é feito pela KLM Royal Dutch Airlines, caso eu não coopere em dar ao governo o nome da pessoa que vazou o memorando com a escalação dos agentes”, disse.

O memorando vazado é uma escalação e também uma diretiva de padrões de comportamento a serem seguidos por agentes, no caso de uma ameaça terrorista. Ele foi feito após o nigeriano de 23 anos de idade, Umar Farouk Abdulmutallab, ter ido de Amesterdam para Detroit, nos EUA, levando em seu corpo um pó explosivo conhecido como PETN.

Revista Consultor Jurídico, 31 de dezembro de 2009, 18h37

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 08/01/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.