Apoio federal

Caiu número de rebeliões nos estados, aponta MJ

Autor

29 de dezembro de 2009, 11h26

O Sistema Penitenciário Federal, do Ministério da Justiça, criado para apoiar os estados no combate ao crime organizado, encerrou o ano com 343 presos custodiados nas unidades de Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO). Em janeiro de 2010, com a unidade em Mossoró (RN) o número de presos pode chegar a 457. Segundo o Ministério da Justiça, após a criação do SPF houve uma redução em mais de 80% nos eventos críticos nos estados como rebeliões e motins.

Desde a criação do SPF os estados solicitaram, aproximadamente, 1.200 vagas para a transferência de presos. Alguns pedidos ainda estão em análise no Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e por juizes federais e estaduais de execução penal.

O diretor do SPF, Wilson Salles Damázio, diz que os presídios federais de segurança máxima foram fundamentais para o controle do crime organizado no país. “A expertise desenvolvida pelo SPF tem contribuído, ainda, com apoio na área de inteligência, fazendo varredura em várias unidades estaduais, a fim de detectar aparelhos celulares e de coibir outras práticas que permitem que criminosos continuem atuando dentro dos presídios”. Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Justiça.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!