Prisão militar

EUA transferem doze presos de Guantánamo

Autor

21 de dezembro de 2009, 13h56

O Departamento de Justiça norte-americano informou que os Estados Unidos transferiram 12 detentos da prisão de Guantánamo, em Cuba, para Afeganistão, Iêmen e Somália. Quatro afegãos e seis iemenitas foram repatriados. Dois somalis foram transferidos para a Somalilândia, região semi-autônoma no norte da Somália. As informações são do Estadão.

Segundo o Departamento norte-americano, uma força-tarefa analisou cada caso separadamente, levando em conta a ameaça representada pelos detentos e as chances de sucesso do governo caso as prisões fossem contestadas nos tribunais.

De acordo com o Departamento de Justiça, mais de 650 detentos deixaram a prisão militar de Guantánamo desde 2002, e 198 continuam presos. O governo anunciou que cinco detentos, entre eles um dos supostos mentores dos atentados de 11 de setembro, Khalid Sheikh Mohammed, serão julgados em uma corte federal em Nova York, e que outros também deverão ser julgados no país.

Até 100 detentos serão transferidos para um presídio em Illinois. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que não estabelecerá um prazo para o fechamento da prisão em Cuba, mas disse que espera que isso ocorra no ano que vem.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!