Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Novo comando

Walter Guilherme é eleito presidente do TRE-SP

O desembargador Walter de Almeida Guilherme foi eleito presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo para o biênio 2010/2011. Já a Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral ficarão a cargo do desembargador Alceu Penteado Navarro. A solenidade de posse será em fevereiro.

Mesmo com um colegio eleitoral composto pelos sete juízes que integram o TRE paulista, a eleição foi feita com o uso de urna eletrônica. Walter Guilherme foi eleito por seis votos a um. O resultado formalizou o sistema de rodízio utilizado tradicionalmente no tribunal, que escolhe para o cargo de presidente o desembargador mais antigo da corte que ainda não tenha ocupado o cargo.

Walter Guilherme presidirá, em São Paulo, os trabalhos relativos às próximas eleições que ocorrem em 3 de outubro de 2010, quando os mais de 29,4 milhões de eleitores paulistas votarão para eleger o presidente da República, governador do Estado, dois senadores, 70 deputados federais e 94 estaduais. Caberá ao TRE o julgamento de todos os feitos relativos ao pleito.

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Walter de Almeida Guilherme tem 64 anos. Iniciou sua carreira no Ministério Público em agosto de 1969. Ingressou na magistratura como juiz do extinto 1º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo, em outubro de 1989, na vaga do quinto constitucional reservada ao Ministério Público. Também foi juiz do extinto Tribunal de Alçada Criminal e promovido a desembargador no Tribunal de Justiça de São Paulo em outubro de 1997.

No Tribunal Eleitoral, Walter Guilherme foi eleito juiz substituto na classe desembargador em dezembro de 2005 e tomou posse como juiz efetivo em novembro de 2007. Ocupa a vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral desde sua eleição, em 4 de dezembro de 2007. Também preside o Colégio de Corregedores da Justiça Eleitoral desde 3 de abril de 2009.

Já o vice-presidente eleito, desembargador Penteado Navarro tem 65 anos, é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie. Ingressou na magistratura em setembro de 1975. Ocupou o cargo de juiz efetivo, na classe de juiz de Direito do TRE-SP, durante o período de dezembro de 1987 a abril de 1990. Promovido para o extinto Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo em junho de 1991, foi eleito vice-presidente em outubro de 1999, chegando à presidência daquele Tribunal em dezembro de 2000. Com a reforma do Judiciário que extinguiu os tribunais de alçada, foi empossado desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo em fevereiro de 2005. No TRE, é juiz substituto na classe desembargador desde março de 2008. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRE-SP.

Revista Consultor Jurídico, 11 de dezembro de 2009, 13h00

Comentários de leitores

1 comentário

DES WALTER DE ALMEIDA GUILHERME

Sergio Segurado Braz (Juiz Estadual de 2ª. Instância)

CUMPRIMENTO O E.DESEMBARGADOR WALTER DE ALMEIDA GUILHERME POR SUA MERECIDA ELEIÇÃO PARA O CARGO DE PRESIDENTE DO TRE.NA DÉCADA DE 1970 TIVE O PRIVILÉGIO DE CONHEÇO-LHE QUANDO WALTER AINDA EXERCIA O CARGO DE PROMOTOR DE JUSTIÇA E EU DE JUIZ CRIMINAL. GUINDADO AO CARGO DE JUIZ DO TRIBUNAL DE ALÇADA CRIMINAL PELO QUINTO CONSTITUCIONAL-CLASSE M.P.,FOMOS COLEGAS NESTA E.CÔRTE. NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE S.PAULO, INTEGRAMOS A E. TERCEIRA CÂMARA CRIMINAL,ONDE APRENDI A ADMIRÁ-LO AINDA MAIS POR SUA CULTURA JURÍDICA.SEMPRE PONDERADO E BRILHANTE NA ARTE DE JULGAR.AGORA NO TRE SABERÁ COMO NINGUEM CONDUZIR A DIFICIL TAREFA DE DIRIGIR AS ELEIÇÕES QUE SE APROXIMAM.PARABENS AO DISTINTO COLEGA E FELICIDADES EM SEU NOVO MISTÉR. DES.SEGURADO BRAZ

Comentários encerrados em 19/12/2009.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.