Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Pedido urgente

Eros Grau é o novo relator de recurso contra Sarney

O Mandado de Segurança que questiona o arquivamento das denúncias contra o presidente do Senado, José Sarney, mudou de mãos novamente. O novo relator é o ministro Eros Grau. A mudança aconteceu por conta da licença médica do ministro Joaquim Barbosa, por 20 dias, desde o dia 10 de agosto. Como há pedido de liminar, a relatoria do processo teve de ser alterada. Caso o novo relator não considere urgente o pedido, a ação será encaminhada novamente ao ministro Joaquim Barbosa, que retorna às suas atividade na corte a partir desta segunda-feira (31).

De acordo com o artigo 38 do Regimento Interno do Supremo, "o relator é substituído: pelo revisor, se houver, ou pelo ministro imediato em antiguidade, dentre os do Tribunal ou da Turma, conforme a competência, em caso de ausência ou impedimento eventual, quando se tratar de deliberação sobre medida urgente".

Essa é a segunda vez que o MS 28.213 muda de relator. A matéria foi distribuída inicialmente ao ministro Celso de Mello, que se declarou impedido alegando foro íntimo. Celso de Mello foi nomeado ministro do STF por Sarney. Protocolado no dia 27 de agosto no Supremo, o MS pede que o Conselho de Ética do Senado desarquive os processos contra Sarney.

Os senadores José Nery (P-SOL-PA), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Renato Casagrande (PSB-ES), Jefferson Praia (PDT-AM), Demóstenes Torres (DEM-GO), Pedro Simon (PMDB-RS) e Kátia Abreu (DEM-TO), que assinaram o pedido, ressaltaram que as acusações contra Sarney eram suficientes para inciar um processo disciplinar. Assinalaram, ainda, que é “forte o dano e irreparável o prejuízo à imagem e prerrogativa dos parlamentares impetrantes, com o perigo do descredenciamento e retirada de legitimidade dos parlamentares frente aos seus eleitores”. Com informações da assessoria do Supremo Tribunal Federal.

Revista Consultor Jurídico, 28 de agosto de 2009, 21h25

Comentários de leitores

3 comentários

PIZZA

wiezzer (Arquiteto)

1ª notícia: O ministro Joaquim Barbosa S E R Á o novo relator do caso Sarney. Não deu nem prá esquentar a cadeira que o EROS entrou. O resultado TODOS SABEM!

Joaquim Barbosa

Carolaine ()

Espero que ele passe a "bola" pro Joaquim.

Eros, rejeita a liminar e passa a bola para quem sabe!

Gabriel (Estudante de Direito)

Esse Eros não sei não. O único que confiamos é no Joaquim. Vai lá Joaquim confiamos no senhor. Quero só ver no mérito o nosso grande jurista em ação.

Comentários encerrados em 05/09/2009.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.