Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Processos digitais

Justiça Federal entra na era virtual em 2010

A partir de 2 de janeiro de 2010 todas as varas federais e Tribunais Regionais Federais estarão com todos os processos virtualizados. O anúncio foi feito pelo ministro Cesar Asfor Rocha, presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal, durante o lançamento do projeto Transparência em Números.

Segundo ele, as ações de virtualização da Justiça Federal, previamente discutidas com o presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Gilmar Mendes, atendem às diretrizes traçadas pelo CNJ, pois “visa prestigiar os princípios da transparência, da celeridade processual e da maior economia”.

O projeto de virtualização já está sendo desenvolvido no âmbito do Conselho da Justiça Federal, que o coordena. E recebeu a adesão de todos os Tribunais Regionais Federais, pois o processo deve respeitar as peculiaridades de cada região, mantendo a mesma unidade sistêmica e aproveitando as melhores experiências e práticas de cada unidade. Com informações da Assessoria de Imprensa do Superior Tribunal de Justiça.

Revista Consultor Jurídico, 16 de agosto de 2009, 7h25

Comentários de leitores

1 comentário

DESASTRE À VISTA!

DAGOBERTO LOUREIRO - ADVOGADO E PROFESSOR (Advogado Autônomo)

Com mil desculpas para quem pensa o contrário, mas vejo essa digitalização dos processos judiciais como uma aventura suicida, pois tem tudo para dar errado. E por muitos motivos.
Deixa-se a segurança do papel, que constitui excelente meio de prova para tudo, por um sistema que não dominamos completamente e que pode falhar, como já aconteceu nos Juizados de Pequenas Causas de São Paulo, parando o andamento de todos os processos por vários anos.
Se houver uma pane geral, esses processos simplesmente desaparecerão e estamos falando de processos em que há muito dinheiro envolvido, quantias imensas depositadas e responsabilidades que possivelmente nunca serão apuradas.
Deixo bem claro que sou contra o processo virtual, tenho para mim que isso não vai dar certo e que pagaremos um alto preço por essa medida temerária.
Estamos na iminência de um desastre de proporções inimagináveis.
DAGOBERTO LOUREIRO
OAB/SP Nº 20.522

Comentários encerrados em 24/08/2009.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.