Defesa da sociedade

Novo defensor público-geral da União toma posse

Autor

6 de agosto de 2009, 18h48

Tomou posse nesta quinta-feira (6/8) o novo defensor público-geral da União, José Rômulo Plácido Sales, no auditório da Biblioteca Nacional de Brasília. Ele assume a função pelos próximos dois anos. Estiveram presentes no evento o ministro da Justiça, Tarso Genro, o defensor público-geral da União em exercício, Leonardo Lorea Mattar, o procurador-geral da República, Roberto Monteiro Gurgel Santos, o ministro em exercício do Superior Tribunal de Justiça, Ari Pargendler, o ministro do Superior Tribunal Militar, Carlos Alberto Marques Soares, o presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos da União, Luciano Borges dos Santos, o defensor público-geral do Piauí, Nelson Nery Costa, e o secretário de estado da Ordem Pública do Distrito Federal, Roberto Giffoni.

O novo defensor público-geral defendeu o papel da Defensoria Pública junto à sociedade civil como base na aplicação das normas da Constituição. Plácido Sales pediu, ainda, o apoio do ministro da Justiça para o fortalecimento e a ampliação da instituição em todo o país, acompanhando o processo de interiorização da Justiça Federal.

Eduardo Flores Vieira, defensor público da União de categoria especial, fez um levantamento das conquistas alcançadas pela DPU nos últimos quatro anos, durante o período em que esteve à frente da instituição. O aumento dos recursos financeiros para a DPU e a criação de novos cargos de defensores públicos da União foram lembrados como importantes avanços alcançados em sua gestão administrativa. Flores Vieira também destacou que a autonomia da instituição é um importante pilar para seu fortalecimento em razão de sua função essencial à Justiça.

O ministro da Justiça, Tarso Genro, citou as dificuldades enfrentadas pela Defensoria Pública da União e disse que a atuação como principal dirigente da instituição é um grande desafio. “Vamos trabalhar para o avanço da DPU e prometemos dar suporte à atuação do defensor público-geral da União”, disse o ministro.

Também participaram da cerimônia o senador João Vicente Claudino (PTB/PI); o deputado federal Antônio Carlos Biscaia (PT/RJ); o diretor do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça, Airton Michels; o consultor jurídico do Ministério da Justiça, Rafael Thomas Favetti; o subdefensor-geral do estado do Rio de Janeiro, Líbero Atheniense; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal, Estefânia Viveiros; a defensora pública-geral do estado da Bahia e presidente do Conselho Nacional de Defensores Públicos-Gerais, Tereza Cristina Ferreira; o procurador-geral do estado do Piauí, Kildere Ronne de Carvalho Souza; e o presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos, André Castro. Com informações da Assessoria de Imprensa da Defensoria Pública-Geral da União.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!