Prestação de contas

Réu não precisa ser citado em segunda fase de ação

Autor

27 de abril de 2009, 18h46

Réu na segunda fase de ação de prestação de contas não precisa ser intimado pessoalmente. O entendimento é do Superior Tribunal de Justiça ao deixar de analisar recurso de gerente de imobiliária condenado a pagar R$ 103 mil a sócios da empresa.

O ministro Luis Felipe Salomão afirmou que o entendimento do STJ é o de que o processo de prestação de contas é único, composto apenas de duas fases. O réu já integra a relação processual desde a citação inicial, explica o ministro, não sendo necessária a intimação pessoal para apresentação de contas a que foi condenado na primeira fase. Para o o ministro, a intimação só deveria ser pessoal se houvesse previsão legal específica.

Na ação, o juiz condenou o réu a prestar contas no prazo de 48 horas. O gerente o fez com um dia de atraso, o que levou o juiz a desconsiderar a manifestação. O juiz baseou-se nas contas apresentadas pelas autoras da ação, conforme determina o Código de Processo Civil. O gerente recorreu ao STJ. Alegou que a intimação deveria ter sido feita pessoalmente e que a falta desse ato constituiria nulidade absoluta, passível de correção em qualquer instância.

O ministro Luis Felipe Salomão explicou que eventuais irregularidades na intimação são causa de nulidade relativa. Por isso, a parte prejudicada precisa protestar contra elas na primeira oportunidade em que se manifestar no processo.

“No caso, o réu teve ciência inequívoca da decisão que determinou a prestação de contas, visto que as apresentou um dia além do prazo estabelecido”, constatou. Segundo o ministro, com isso, a intimação atingiu sua finalidade. *Com informações da Assessoria de Imprensa do Superior Tribunal de Justiça.

Resp 961.439

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!