Atestado falso

PF prende suspeitos de fraudar Previdência no RJ

Autor

27 de abril de 2009, 15h18

A Justiça Federal de Nova Friburgo (RJ) expediu mandados de prisão e de busca e apreensão contra suspeitos de causar um prejuízo de cerca de R$ 500 mil reais à Previdência Social. A Operação Matuto foi deflagrada, nesta segunda-feira (27/4), pela Polícia Federal no Rio de Janeiro.

De acordo com a PF, as investigações “apontaram fraudes em ações judiciais relativas a requerimentos de auxílio-doença”. O esquema, afirma a PF, consistia “no aliciamento de pessoas, de preferência trabalhadores rurais, que eram orientadas a utilizar atestados médicos de incapacidade laboral fornecidos pelo mentor e seus colaboradores, e requerer na Justiça o recebimento de auxílio-doença. Perícias nos atestados utilizados concluíram pela inexistência das doenças alegadas ou que estas eram preexistentes à qualidade de segurado dos requerentes”.

O nome da operação, explica a Polícia, foi dado como menção “aos clientes da quadrilha, em sua maioria trabalhadores rurais dos municípios de Sumidouro, Teresópolis e Nova Friburgo” conhecidos como “matutos”.

A Polícia afirma que os acusados atuavam há pelo menos três anos. Os presos, dentre eles um servidor público, devem responder pelos crimes de estelionato qualificado e formação de quadrilha, com penas entre dois e oito anos de prisão, além da perda do cargo público. Com informações da Assessoria de Imprensa da Polícia Federal.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!