Briga no STF

Fadesp repudia atitude de Joaquim Barbosa

Autor

24 de abril de 2009, 16h53

A Federação das Associações de Advogados do Estado de São Paulo divulgou nota sobre a discussão ocorrida entre o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e o ministro Joaquim Barbosa, na quarta-feira (22/4). (Clique para ver o vídeo da discussão)

Ao aderir à manifestação de apoio aos ministros do STF em favor de Mendes, a Fadesp repudiou as atitudes de Barbosa. Destacou, ainda, sua confiança no presidente da Corte para superar e contornar o episódio para que a imagem do STF não seja manchada.

Na discussão, transmitida pela TV e pela internet, esta semana, Joaquim Barbosa acusou Gilmar Mendes de estar “destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro”, pediu respeito e disse ao presidente da corte que ele não estava falando com "seus capangas de Mato Grosso”.

Leia a nota:

Nota de adesão à manifestação dos Ministros do Supremo Tribunal Federal em apoio ao Ministro Gilmar Mendes

A Federação das Associações de Advogados do Estado de São Paulo adere à manifestação de apoio dos ministros do Supremo Tribunal Federal em favor do ministro Gilmar Mendes e adita que repudia o modo desabrido e destemperado com que o ministro Joaquim Barbosa dirigiu-se ao presidente daquela Corte, conforme transmitido para todo o Brasil durante a sessão plenária do Supremo Tribunal Federal no dia 22/04/2009.

A sociedade espera que a Justiça brasileira seja o baluarte e o repositório das últimas reservas morais da Nação. Essa tarefa tem sido bem exercida pela atual composição do Supremo, em especial por seu presidente, e não se coaduna com manifestações atrabiliárias, muito menos quando sem nenhuma causa aparente capaz de justificá-las.

O ministro Gilmar Mendes é merecedor do respeito de todos por seus valiosíssimos préstimos como magistrado e pela administração que imprime ao Supremo Tribunal Federal, exercendo uma gestão absolutamente afinada com os anseios do amadurecimento da democracia pátria e a garantia dos direitos fundamentais assegurados na Constituição Federal.

As aleivosias desferidas pelo ministro Joaquim Barbosa contra o ministro Gilmar Mendes desbordam do debate estritamente jurisdicional e até ideológico, arranham a imagem do STF e constituem um acinte, um desrespeito, ao Estado Democrático de Direito.

A Fadesp confia na capacidade, na competência e na sobriedade do ministro Gilmar Mendes para superar esse deplorável episódio, na certeza de que saberá contorná-lo para não permitir seja manchada a imagem de nossa mais Alta Corte.

São Paulo, 24 de abril de 2009.

Raimundo Hermes Barbosa

(Presidente)

Sérgio Niemeyer

(Diretor do Depto. de Prerrogativas)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!