Urbanização de SP

STJ retoma julgamento sobre padrão urbanístico de SP

Autor

21 de abril de 2009, 7h59

O Superior Tribunal de Justiça deve retomar nesta quinta-feira (23/4) julgamento sobre processo que pode mudar o padrão urbanístico dos bairros-jardins da cidade de São Paulo. A discussão está estacionada desde novembro do ano passado, quando o relator da causa, ministro Herman Benjamin, pediu vista. Apenas nas últimas três semanas, o ministro pediu por duas vezes para não apresentar o voto.

O STJ deve julgar recurso da construtora CCK, que quer poder concluir a obra de um prédio residencial no bairro Alto da Lapa. A obra foi embargada pela Justiça a pedido da Associação dos Amigos Moradores do Alto da Lapa e Bela Aliança (Assampalba), junto com o movimento Defenda São Paulo. As entidades alegam que o prédio descaracteriza as configurações originais do local e é prejudicial ao meio ambiente.

O processo tramita no STJ desde 2001. O ministro Herman Benjamin já havia votado, mas depois da manifestação dos outros ministros da turma, pediu vista novamente dos autos. Seu voto inicial foi pela demolição do prédio, como havia determinado o Tribunal de Justiça de São Paulo. Os ministros Castro Meira, Eliana Calmon, Humberto Martins e Carlos Mathias se manifestaram favoráveis ao recurso da construtora CCK.

Para a advogada Berenice Martin, representante da associação dos moradores, a decisão do STJ pode servir de precedente para a construção de obras semelhantes nesses bairros. “Como está em discussão uma interpretação da Lei 9.846, vai abrir um precedente perigoso porque as áreas verdes desses bairros regulados pela lei funcionam como ‘ar condicionado’ para a cidade.”

Segundo o advogado da construtora CCK, Ruy Carlos de Barros Monteiro, a decisão deve ser tomada em âmbito municipal. “O Judiciário não pode interferir nessa discussão, que é da autonomia municipal. O edifício já está na nona laje. Como você vai mandar demolir isso?”

302.906/SP

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!