Mercado Jurídico

Investimentos do Brasil no Chile devem aumentar

Autor

15 de abril de 2009, 9h59

O Chile pode se tornar o novo filão para a advocacia brasileira. A aposta é do advogado Cássio Namur, do escritório Souza Cescon, que acaba de chegar de Santiago onde esteve com uma comitiva de 35 empresas. A previsão é de aquecimento nos mercados de construção civil com uma onda de fusões e aquisições: boas oportunidades para empresas e escritórios brasileiros. O Chile é também uma porta para o comércio com a Austrália, Nova Zelândia e Indonésia. Em junho, o presidente Lula e a Fiesp têm encontro marcado com empresários e o governo chileno.

Levantamento da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério de Desenvolvimento, informa que o Chile ocupa a 8ª posição entre os mercados consumidores de produtos brasileiros. Em 2008, as exportações para o Chile cresceram 12,4%, atingindo US$ 4,8 bilhões.

Território brasileiro
A Turkish Airlines desembarcou no Brasil a dia 5 de abril de 2009, com 280 passageiros vindos de Istambul. A empresa passa a oferecer linhas para a Europa Central, Oriente Médio, Ásia e África Ocidental. A instalação da Turkish no país foi assessorada pelo escritório Felsberg e Associados. A operação incluiu as licenças na Agência Nacional da Aviação Civil, sob o comando do sócio Neil Montgomery em parceria com advogados associados das áreas trabalhista, de imigração, societária e regulatória, tributária e imobiliária. Fundada em 1933, a Turkish Airlines tem uma frota de 102 aeronaves e transporta 20 milhões de passageiros por ano.

Câmara de Comércio
Depois de quatro anos no comitê executivo da Câmara de Comércio Americana no Rio de Janeiro (Amcham-RJ), o advogado Robson Barreto chegou à presidência da entidade. A posse do sócio do Veirano Advogados acontece nesta sexta-feira (17/4), no Jockey Club do Rio de Janeiro. A presidência já foi ocupada por três vezes pelo sócio-fundador do escritório, Ronaldo Veirano.

A Amcham promove discussões entre empresários e resolve controvérsias do setor público com o setor privado. Robson Barreto pretende trabalhar para apressar o processo de concessão do visto americano para brasileiros. Nos últimos dois anos, o número de associados da Amcham-RJ aumentou em 30%.

Informatização de escritórios
Até o final do ano, o Superior Tribunal de Justiça deve digitalizar todo seus arquivos e estoques. O Tribunal de Justiça de São Paulo estima que em 2012 todo seu sistema esteja informatizado. Os escritórios de advocacia também se preparam.

O Carlos Mafra de Laet Advogados digitalizou e criou uma rede para armazenar e organizar seus 70 mil processos com a ajuda da empresa P3Image. Com a inovação, advogados e seus clientes acompanham o andamento.

O escritório modelo da PUC-SP recorreu à Lawsoft para informatizar e digitalizar seu acervo. A empresa também oferece softwares de gestão para escritórios de pequeno porte, que ainda não usam qualquer sistema, em versões mais compactas e mais baratas. A Lawsoft é uma das empresas credenciadas do Cesa (Centro de Estudos das Sociedades de Advogados).

Pelas sociedades

*** Depois de quatro anos associado ao escritório Almeida Advogados, Sidney Stahl decidiu se tornar sócio do Pavan, Rocca, Stahl e Zveibil Advogados. A banca, que já atuava na área de Direito Empresarial, passa agora a atender casos relacionados a Direito da Família e mediação. Em junho, o escritório inaugura a sua filial no Rio de Janeiro.

*** Eleonora Altruda de Faria chegou na Advocacia Celso Botelho de Moraes para reforçar as áreas cível e comercial e investir na arbitragem. Com graduação em Direito e Letras, Eleonora gerenciou departamento jurídicos de empresas como Rhodia Farma, Pasteur Merieux Connaught, e Phillip Morris. Hoje, é professora de Mediação e Arbitragem no Centro de Excelência em Mediação e Arbitragem, fundado pelo professor Dejlama de Campos, da Universidade Mackenzie.

*** Luciana Bassani, advogada do escritório Dannemann Siemsen, vai para a Itália falar aos empresários sobre A Lei de Franquias Brasileira, durante o seminário organizado pela International Association of Young Lawyers com o tema “Franchising: the right choice for your clients?”.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!