Sem resistência

Acusado de mandar matar Dorothy Stang é preso

Autor

9 de abril de 2009, 14h11

O fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, acusado de ser o mandante do assassinato da missionária americana Dorothy Stang, já está preso. Ele se entregou na noite de quarta-feira (8/4), em uma de suas fazendas, no município de Anapu. A informação é do jornal O Globo.

Por medida de segurança, Bida precisou usar colete à prova de balas até ser conduzido para a Superintendência da Polícia Civil de Altamira, onde permanece até que seja definida a penitenciária para onde será transferido. Nesta quinta-feira (9/4), a Polícia deve comunicar a prisão de Bida à Justiça de Altamira. Antes de ser transferido, o fazendeiro deve prestar depoimento à Polícia.

O julgamento de Vitalmiro Bastos de Moura foi anulado pela 1ª Câmara Criminal Isolada, com base em recurso do Ministério Público. A Justiça entendeu que a defesa usou prova ilegal, quando exibiu o vídeo com um depoimento, onde o outro participante do crime inocenta o fazendeiro. A decisão se deu diante da prova  incluída nos autos sem o conhecimento do juiz e do Ministério Público.

Dorothy Stang, 73 anos, freira católica nascida nos Estados Unidos e naturalizada brasileira, foi assassinada em fevereiro de 2005, em Anapu, no sul do Pará. A morte se deu num contexto de conflito de terras que opunha de um lado trabalhadores e pequenos produtores rurais que participavam de um projeto de assentamento agro-ecológico comando pela freira, e de outros fazendeiros e madeireiros com interesse na região.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!