Notícias
6 abril 2009
Filhos contratados
Desembargador de MT alvo de inquérito no CNJ
O Conselho Nacional de Justiça decidiu em sessão plenária, de terça-feira (31/3), instaurar inquérito administrativo disciplinar contra o desembargador José Jurandir de Lima, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Ele teve dois filhos contratados pelo tribunal, lotados em seu gabinete, sem que comparecessem ao trabalho.
Ao apresentar o processo, o corregedor nacional de Justiça e relator, ministro Gilson Dipp, afirmou que o caso “mostra indicativos de violação aos deveres funcionais do magistrado”. Ele determinou que um inquérito seja aberto para esclarecer os fatos. E defendeu, ainda, a penalidade cabível ao caso.
Conforme a Reclamação Disciplinar encaminhada ao CNJ pelo Superior Tribunal de Justiça, os filhos do desembargador – Tássia Fabiana Barbosa de Lima e Bráulio Estefânio Barbosa de Lima – foram contratados pelo tribunal. Apesar de ser servidora do TJ-MT, Tássia estudava e residia em São Paulo. Já Bráulio, cursava faculdade de Medicina com elevada carga horária.
No inquérito conduzido pelo STJ, o desembargador disse, em sua defesa, que seus filhos, apesar de lotados em seu gabinete, foram nomeados em comissão para exercerem cargos no TJ-MT. Enfatizou também que as nomeações foram feitas por outros desembargadores e não por ele.
Apesar de tais argumentações, o relator entendeu que há indícios de que os filhos do desembargador receberam, por determinado período, vencimentos do cargo em comissão que ocupavam, sem, entretanto, terem comparecido ao serviço.
Segundo o relatório apresentado ao plenário, o desembargador José Jurandir de Lima teve importante participação, uma vez que atestou a presença de seus filhos sem que efetivamente estivessem presentes. Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.
RD 200710000012260
Revista Consultor Jurídico, 6 de abril de 2009
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 21/03/2009 Filha de procurador não será recontratada por TJ-RS, diz CNJ
- 19/03/2009 Parentes de desembargadores do TJ-PR não podem continuar no cargo
- 16/03/2009 Irmão do governador do Paraná é mantido afastado do TCE
- 12/03/2009 TJ-ES vai abrir processo disciplinar para investigar juízes do estado
- 18/02/2009 Colocar parente em cargo político não é nepotismo, decide Menezes Direito
Comentários
Comentários de leitores: 0 comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 14/04/2009.