Anuário Paulista

Um guia para conhecer o maior tribunal do mundo

Autor

30 de setembro de 2008, 15h14

O Anuário da Justiça Paulista, lançado esta semana pela Editora ConJur com o apoio da Universidade Paulista — Unip, mostra a vitalidade do Estado de São Paulo e o alto grau de confiança e credibilidade do Judiciário paulista. Afinal, a demanda só é alta porque a população acredita na sua Justiça.

A publicação mostra, principalmente, o empenho dos juízes que enfrentam um volume desumano de trabalho, em condições adversas, para decidir sobre as angústias, sobre o patrimônio e sobre a liberdade das pessoas.

Sob qualquer ponto de vista que se olhe, o Tribunal de Justiça de São Paulo é o maior do mundo. Em número de julgadores, por exemplo, São Paulo está à frente das Cortes de Cassação da Itália e da França, e da Corte de Apelação de Paris. Esses são dos raros colegiados judiciais no mundo com mais de 200 julgadores.

Tribunal Julgadores
TJ-SP

360

Cour de Cassation de France

213

Cour d’Appel de Paris

234

Corte di Cassazione d’Italia

250

Na verdade, o corpo de julgadores do Tribunal paulista é muito maior que seus concorrentes internacionais. Além dos desembargadores, hoje em atividade, o TJ-SP conta com juízes substitutos em segundo grau juizes convocados. No total são 729 julgadores em ação.

Julgadores

729

Desembargadores

348

Juizes substitutos em segundo grau

78

Juizes convocados

303

Razões para que o tribunal tenha tantos juízes não faltam. Resultado da fusão de três tribunais com o próprio TJ, promovida pela Reforma do Judiciário em 2004, o Tribunal administra Justiça no estado mais rico e com maior população do Brasil.

São Paulo tem:
33,7% do PIB nacional
21,6% da população

As grandezas do Estado se traduzem também em uma demanda por Justiça superlativa. Por ano chegam ao TJ cerca de 500 mil novos recursos que somados ao acumulado de anos anteriores resultam em mais de 1 milhão de recursos em tramitação no Tribunal.

No TJ-SP:
500 mil novos recursos
1,1 milhão de processos em tramitação
500 mil sentenças

Os números são mais impressionantes quando se trata da primeira instância: cerca de 17 milhões de processos estavam em tramitação em dezembro de 2007. Em agosto esse total já era de 18 milhões de processos.

Primeira instância:
17 milhões de processos em andamento
1 processo para 2 habitantes

Para retratar universo tão rico e tão complex-o, a Editora ConJur, associada à Universidade Paulista — UNIP, se uniram para fazer o Anuário da Justiça Paulista.

Uma equipe de repórteres e de fotógrafos invadiu o Palácio da Justiça e os muitos anexos espalhados pela cidade à procura de seus segredos e mistérios.

Descobriram, por exemplo, que o desembargador paulista é homem, casado, se chama Antônio, nasceu na cidade de São Paulo, estudou na USP, tem 59 anos e está há 25 na magistratura.

95% são homens
90% são casados
17% se chamam Antônio
49% nasceram em São Paulo
41% estudaram na USP

Mas nada impede que o desembargador do TJ seja mulher, tenha 46 anos, tenha nascido na Espanha e estudado na Índia.

5% dos integrantes do TJ são mulheres
Erickson Gavazza Marques, 46 anos, é o mais jovem desembargador do TJ
O desembargador Teodomiro Cerilo Méndez Fernández nasceu em Santa Cruz de Tenerife, Espanha.
O desembargador Antonio Ruli Junior fez cursos de pós graduação na índia e também na Áustria e em Portugal

O Tribunal de Justiça de São Paulo, em sua imensidão, ostenta uma composição de sólida homogeneidade convivendo com uma preciosa diversidade.

O TJ é uma usina de jurisprudência. Da legalidade da queima da palha da cana-de-açúcar à falência de grandes corporações; da violência presumida em crimes sexuais contra menores de 14 anos à questão da substituição tributária; da progressão de regime em crimes hediondos à contagem dos dias remidos para detentos. Todas essas questões que estão em discussão no Tribunal de São Paulo são tema de debate também no Supremo e no Superior Tribunal de Justiça. É dessa ebulição de idéias e doutrinas que se forja a Jurisprudência

É disso que trata o Anuário:

Em suas 306 páginas, estão os perfis biográficos de cada um dos 348 desembargadores e 78 juízes substitutos de segundo grau em atuação no TJ.

A publicação mostra como está composta, como trabalha e como julga cada uma das 73 câmaras das seções Criminal, de Direito Público e de Direito Privado em que se divide o tribunal.

Outro capítulo do Anuário faz a resenha das 169 principais decisões que os próprios desembargadores selecionaram publicação no Boletim de Jurisprudência do tribunal em 2007.

Finalmente, reportagens traçam em rápidas pinceladas como funcionam a Justiça de Primeira Instância e os outros ramos da Justiça: a Federal, a do Trabalho e a Eleitoral. O Ministério Público do Estado também mereceu o seu espaço.

Apesar dos mistérios e segredos que descobrimos ao ultrapassar os umbrais do Palácio da Justiça, a verdade é que não é de mistérios nem de segredos que trata o Anuário. Aqui falamos apenas de lei e de justiça; de homens e mulheres que lidam com leis e fazem Justiça. A eles dedicamos este trabalho.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!