Consultor Jurídico

Artigos

Bom senso

Constituição Federal não proíbe a prática do nepotismo

Comentários de leitores

13 comentários

Bom. Uma coisa é certa: o primeiro nepotista fo...

Issami (Advogado da União)

Bom. Uma coisa é certa: o primeiro nepotista foi Deus, que nomeou seu próprio Filho para salvar a humanidade. Brincadeira à parte, eu acho que o problema não está na nomeação de parentes. Ser parente, por si só, não significa nem competência e nem incompetência para assumir um cargo. O grande problema é o excessivo número de cargos em comissão que existe no poder público. Isso precisa ser revisto com urgência. Agora, se o sujeito é competente e trabalhador, por que não poderia ser nomeado? E outra coisa, não existe só o nepotismo "strictu sensu". Existe o nepotismo ideológico, partidário, religioso, de compadrio...

O título do artigo deve ser direcionado ao sr.....

Ivan G. Pirajá Martins (Advogado Autônomo)

O título do artigo deve ser direcionado ao sr... tenha bom senso excelência.

A constituição não proibe nem estimula. Nesses ...

Ivan G. Pirajá Martins (Advogado Autônomo)

A constituição não proibe nem estimula. Nesses casos a ética deve prevalecer.

E viva o retrocesso!!! O Brasil junto com a Sua...

José Carlos Portella Jr (Advogado Autônomo - Criminal)

E viva o retrocesso!!! O Brasil junto com a Suazilândia em matéria de transparência pública! Nepotismo é sinal de desenvolvimento, ética, profissionalismo! Por favor, sr. articulista! Como diriam os ingleses: Shame on you!

Dr. Roberto, muito me admira sua posição pois, ...

acdinamarco (Advogado Autônomo - Criminal)

Dr. Roberto, muito me admira sua posição pois, Ética está acima da Constituição Federal ; é atributo que se traz de casa, da família, do dia-a-dia. Nepotismo é a negação da Ética. Não é por outro motivo que se está cogitando um Código de Ética...para os Magistrados ! acdinamarco@aasp.org.br

É uma pena que um representante de tão nobre po...

Lima (Advogado Autônomo - Tributária)

É uma pena que um representante de tão nobre poder tenha a cara de pau de dizer que a CRFB/88 não proíbe nepostismo. Talvez ele tenha esquecido dos princípios elencados na cabeça do artigo 37 da Magna Carta, que serve para toda a administração pública, inclusive para o Judiciário. E não me venha dizer que a moralidade é um princípio aberto à espera da regulamentação.. Vergonhoso Magistrado. O CNJ deveria abrir um processo contra Vossa Excelência por propalar asneira.

Santo Deus!!! Ele defende o nepotismo!!! E é ...

Walter A. Bernegozzi Jr (Advogado Autônomo - Administrativa)

Santo Deus!!! Ele defende o nepotismo!!! E é magistrado!!! E é Doutor!!! E é professor!!! Que lástima!

O ilustre magistrado não foi feliz na defesa do...

J. Ribeiro (Advogado Autônomo - Empresarial)

O ilustre magistrado não foi feliz na defesa do nepotismo. Poderia sim até entender que, para o serviço público, mais interessaria a sociedade a competência profissional, eficiência, probidade, etc, tal como exigido na atividade privada, inclusive o próprio risco, o que não ocorre no serviço público que não pode se beneficiar (inclusive indiretamente) e arriscar do que não é seu. A Constituição, entretanto, para determinadas regras as estabelece por meio de princípios, a bem da própria sociedade, dentre eles o da moralidade na administração pública, estando implicito a vedação ao nepotismo.

Palavras jogadas ao vento! Sendo o nepotismo ...

anat (Advogado Assalariado - Administrativa)

Palavras jogadas ao vento! Sendo o nepotismo imoral e sendo a moralidade um dos princípios da administração pública, não há que se pensar na inexistência de proibição de nepotismo na Carta Magna de 1988. A não ser que o nobre autor esteja fazendo referência a outra Constituição...

Vergonha, pouca vergonha, falta de vergonha, ci...

ZÉ ELIAS (Advogado Autônomo)

Vergonha, pouca vergonha, falta de vergonha, cinismo, etc. Será que brasileiros estão sabendo distinguir o que é isso? Já não ha mais nível para caracterizar tudo isso que acontece na administração pública brasileira! Não dá para justificar o injustificável.

Andou bem o STF ao aprovar, por unanimidade, a ...

Luismar (Bacharel)

Andou bem o STF ao aprovar, por unanimidade, a Súmula vinculante contra o nepotismo.

O cargo em comissão é a causa de todas as desgr...

Espartano (Procurador do Município)

O cargo em comissão é a causa de todas as desgraças da Administração Pública brasileira. Estariamos muito melhor sem essa aberração.

Diz o ditado que ninguém pode ser mais realista...

LUÍS  (Advogado Sócio de Escritório)

Diz o ditado que ninguém pode ser mais realista que o rei. A sociedade cansou de ver o salário família dos políticos e juízes, cada vez mais aperfeiçoada pela aprovação em concursos públicos suspeitos. O STF deveria aguardar a solução legislativa? Ou deveria invocar o princípio genérico da moralidade para justificar a intervenção em domínio reservado à lei? A matéria é polêmica, mas a Democracia hodierna dá sinais contundentes que o Poder Judiciário não apenas julga, mas também legisla e administra. O Executivo também legisla e julga. E o Legislativo administra e julga também. À guisa de exemplo, são as Medidas Provisórias. São os julgamentos de crimes de responsabilidade. E as súmulas e julgados vinculantes.

Comentar

Comentários encerrados em 8/10/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.