Evolução histórica

Faap inaugura radiografia histórica sobre sete constituições

Autor

29 de setembro de 2008, 16h42

O Museu de Arte Brasileira da Faap inaugurou, no sábado (26/9), a exposição As Constituições Brasileiras . Ela foi idealizada pela ministra do STF Ellen Gracie e organizada pelo ministro da defesa, Nelson Jobim e pelo organizador do acervo do MAB, José Luis Hernández Alfonso.

O presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, presente na inauguração, chamou de “opção feliz” a idéia da curadoria de situar cada Constituição em seu tempo. Ele associou esse conceito com a visão do jurista alemão Peter Häberle para quem todo indivíduo é intérprete da Constituição de sua época. “A exposição faz uma viagem que deveríamos todos exercitar, a de associar as normas jurídicas com o cotidiano, o modo das pessoas se vestirem e observarem as leis. Essa radiografia histórica resgata muito bem a relação entre norma e vida” disse o ministro.

Os curadores montaram um percurso histórico em que as sete Constituições brasileiras serviram de metonímia da vida e cultura de sua época. A primeira Constituição, de 1824, é ilustrada por aquarelas e litografias de Debret. A Carta de 1934 dialoga com o modernismo de Di Cavalcanti e os anos desenvolvimentistas da Constituição de 1945 foram representados pelo primeiro carro fabricado no Brasil, um Romiseta. A Constituição de 1988, em vigor, motivou uma ala com retratos. A ala foi inspirada na idéia de que essa Carta coloca o cidadão como protagonista.

A mostra tem pinturas, esculturas, documentos, vestuários e objetos utilizados pelos parlamentares. As obras foram emprestadas de instituições como o Museu Imperial de Petrópolis, o Museu da República do Rio de Janeiro, a Biblioteca Nacional, o Instituto de Estudos Brasileiros da USP, além do próprio Museu de Arte Brasileira da Faap.

A exposição dá continuidade às comemorações do bicentenário da Justiça independente no Brasil pelo Supremo Tribunal Federal. Inicialmente feita pela Faap em Brasília, ela chega a São Paulo com a possibilidade de agendar visitas das escolas da rede pública. A Faap fornecerá ônibus para o transporte dos alunos e monitores especializados. Os educadores acompanharão os grupos na visita mediante agendamento prévio e lista de espera. A mostra ficará aberta ao público até o dia 2 de novembro.

Serviço

Exposição: “As Constituições Brasileiras”

Quando: de 28/09 a 02/11/2008

Local: Museu de Arte Brasileira da Faap

Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis

Horário: de terça a sexta-feira, das 10h às 20h

Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h

Informações: (11) 3662-7198

Agendamento de visitas educativas: (11) 3662-7200

Entrada Gratuita

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!