Critérios de conhecimento

Governo vai definir critérios para abrir arquivos da ditadura

Autor

27 de setembro de 2008, 11h14

O ministro interino da Justiça, Luiz Paulo Barreto, afirmou nesta sexta-feira (26/9) que serão definidos nos próximos dias os critérios para a abertura dos arquivos da ditadura militar. De acordo com Barreto, apenas alguns arquivos, que comprometam a segurança do estado, continuarão em segredo. A informação é do portal de notícias G1.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, é a coordenadora do grupo de trabalho que discute a abertura dos arquivos. O objetivo é dar o máximo de transparência aos documentos do regime militar.

O ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, fez críticas aos militares ao falar da abertura dos arquivos. Ele reclamou que as Forças Armadas não responderam aos pedidos de documentos feitos pela comissão que analisa este processo. “As respostas que vieram das Forças Armadas foram insuficientes”. Ele disse esperar que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, participe do debate para dar mais transparência aos documentos militares.

Vannuchi destacou que a intenção do governo em reabrir os arquivos não tem o sentido de um revanchismo contra os militares. “Estamos retomando este assunto sem sentimento de revanchismo nem vingança, ninguém pode ser movido a olho por olho e dente por dente”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!