Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Cooperação internacional

Opportunity tem US$ 46 milhões bloqueados no exterior

O grupo Opportunity teve US$ 46 milhões bloqueados, na quinta-feira (25/9), em suas contas no Reino Unido. O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal de São Paulo dentro das investigações da Operação Satiagraha, que prendeu o banqueiro Daniel Dantas, em julho.

O pedido de cooperação internacional, assinado pelo procurador da República Rodrigo de Grandis, foi atendido pelo Home Office Britânico (órgão equivalente ao Ministério da Justiça). A solicitação foi baseada na Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional (Convenção de Palermo).

A Operação Satiagraha investiga lavagem de dinheiro, evasão de divisas, gestão fraudulenta e outros crimes financeiros na gestão de dois fundos offshore do Opportunity, o Opportunity Fund e o Opportunity Unique Fund.

Tais fundos não poderiam obter aportes de pessoas físicas e jurídicas brasileiras, mas as investigações da operação Satiagraha apontam justamente na direção contrária, pois tais fundos teriam como cotistas inúmeras pessoas físicas e jurídicas brasileiras, inclusive empresas e sócios do Grupo Opportunity, o que também é irregular, informa o MPF.

De acordo com o órgão, as operações financeiras indicariam a prática de vários crimes financeiros. Entre eles, o de gestão fraudulenta, uma vez que tais fundos eram geridos em desrespeito ao prospecto estabelecido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). As investigações que já estão em andamento e as que ocorrerão em virtude do bloqueio é que permitirão ao Ministério Público Federal apurar se houve o crime de lavagem de dinheiro.

O pedido brasileiro foi antecedido ainda por duas comunicações do órgão de inteligência financeira do Reino Unido (equivalente ao COAF no Brasil), feitas em julho deste ano, dando conta de duas operações suspeitas envolvendo contas do Opportunity no exterior.

Revista Consultor Jurídico, 26 de setembro de 2008, 15h27

Comentários de leitores

9 comentários

"solte- e -agarra"

Carolaine ()

"solte- e -agarra"

Eu axo justo, no entanto eu acho que o din-din ...

futuka (Consultor)

Eu axo justo, no entanto eu acho que o din-din deveria vir para o Brasil, não! Senão que que o mpf ganhou com isso, porque o Brasil não ganhou nenhum. A propósito dar por dar ao governo ingles, deveria dar sim por exemplo a família do morto pela pollícia britanica e formar um fundo de ajuda aos brasileiros que vivem com problemas internacionais. Principalmente para aqueles que colaboram com a balança comercial, ou seja enquanto trabalham enviam Bilhões de dólares ao Brasil, quando precisam vir em um caixão para seu enterro em terras brasileiras, a familia tem que fazer um 'rateio'. Enfim .. blá, blá blá

O "Saci Agarra" mais USD46,000,000 ! ! !

A.G. Moreira (Consultor)

O "Saci Agarra" mais USD46,000,000 ! ! !

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 04/10/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.