Escutas ilegais

De Sanctis fala por três horas durante depoimento à PF

Autor

25 de setembro de 2008, 21h12

O juiz Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Federal Criminal, foi ouvido, na manhã desta quinta-feira (25/9), por um delegado da Polícia Federal no inquérito que investiga grampos ilegais feitos durante a Operação Satiagraha. O delegado foi até a sede do Tribunal Regional Federal da 3º Região, em São Paulo, para ouvir De Sanctis. O depoimento, sigiloso, durou cerca de três horas.

De acordo com reportagem da Agência Brasil, o juiz não deu declarações à imprensa, mas ao chegar ao TRF disse que “é constrangedor” o fato de ter de prestar depoimento à Polícia Federal.

De Sanctis foi ouvido sobre a escuta ilegal feita no telefone do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes. Em depoimento à CPI das Escutas Telefônicas Clandestinas, na Câmara dos Deputados, em agosto, o juiz negou que tenha conhecimento de qualquer escuta telefônica ou outro tipo de monitoramento no gabinete do presidente do Supremo.

O grampo feito no telefone do ministro Gilmar Mendes e do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) foi revelado pela revista Veja em agosto. Há a suspeita de que esse e outros grampos foram feitos por um ex-agente do Serviço Nacional de Inteligência (SNI) e por servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) recrutados pelo delegado Protógenes Queiroz para atuar na Operação Satiagraha.

Promoção a caminho

O juiz Fausto De Sanctis pode deixar a 6ª Vara Criminal para assumir uma vaga no Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Duas cadeiras estão vagas no TRF-3. A primeira foi aberta com a morte de um desembargador e a outra com uma aposentadoria.

De Sanctis pode concorrer a uma delas por ser o juiz mais antigo e há mais tempo no cargo. Para concorrer às vagas, ele tem de fazer sua inscrição e ser aprovado em sessão do Órgão Especial. O tribunal não confirmou se o juiz já fez a sua inscrição.

Se ele for o escolhido para integrar o TRF-3, outro juiz terá de assumir o processo da Operação Satiagraha.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!