Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Jogo de azar

MPF paulista pede para RedeTV! não transmitir mais o GamePlay

O Ministério Público Federal em São Paulo recomendou, nesta terça-feira (23/9), que a Rede TV! e a Action Media não produzam nem transmitam mais o programa GamePlay, exibido de segunda-feira a sábado na emissora. O MPF deu prazo de 10 dias, a partir da intimação, para que a emissora e a produtora respondam à Recomendação.

A apresentadora do GamePlay estimula os telespectadores a ligar para um número de telefone no estado do Paraná para que tentem participar ao vivo do programa. Não há garantia que, ao telefonar, o telespectador participará da atração no ar, já que ele passa antes por uma bateria de perguntas até que chegue a falar diretamente com a apresentadora.

“O jogo GamePlay ignora a figura do telespectador e centraliza-se na do apostador ou participante”,afirmou o procurador da República Márcio Schusterschitz da Silva Araújo, autor da recomendação.

De acordo com o procurador, o objetivo do programa é a arrecadação comercial, já que para participar do GamePlay o telespectador deve fazer uma ligação telefônica no valor de um interurbano. “A finalidade do serviço público de telefonia não pode ser desviada para fazer cobrança no interesse de promotora de jogo de azar”, destacou.

Schusterschitz considera que o programa funciona como um jogo de azar, incitando os telespectadores a apostar, desviando a finalidade de serviço público da televisão. “O GamePlay não tem qualquer conteúdo comunicativo, valendo-se ilegitimamente de meio de comunicação social para convertê-lo simplesmente em uma relação comercial entre um participante com a empresa promotora do jogo”, concluiu.

Revista Consultor Jurídico, 23 de setembro de 2008, 14h01

Comentários de leitores

4 comentários

Pessoal, Não esqueçam de consultar o site d...

Linda (Outros)

Pessoal, Não esqueçam de consultar o site da Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB (www.amb.com.br), para ter acesso aos candidatos que respondem a processo, são eles: Aline Côrrea - Vice-Prefeita do PP com 01 processo Paulo Maluf - Prefeito do PP com 07 processos Gilberto Kassab - Prefeito do DEM com 01 processo Marta Suplicy - Prefeita do PT com 09 processos. Para consultar os vereadores do mandato anterior, acesse o www.transparencia.org.br e www.excelencias.org.br. "O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons" Martin Luther King

Mp demora muito e é condescendente com esse tip...

ZÉ ELIAS (Advogado Autônomo)

Mp demora muito e é condescendente com esse tipo de vigarice!

Esse programa é um absurdo. Outro dia, partic...

mica (Publicitário)

Esse programa é um absurdo. Outro dia, participei para tirar a dúvida. Resolvi gastar mesmo pra ver até onde eu ia chegar. E acontece assim: Vc liga e entra num roda de perguntas que não acaba nunca, além de não saber qtos pontos são necessários para vc ser chamado. Então vc vai respondendo perguntas, o tempo vai passando, o apresentador vai dizendo que a qualquer momento vai chamar quem estiver na linha (mas todos estão) ou seria mais conveniente chamar que estiver com mais pontos? (mas como sabemos quem está na frente?) e nada. E só qdo faltam alguns minutos eles poem alguém na linha para responder a pergunta em alguns segundos. Se o tempo estoura, já era! Eu , inclusive, tenho minhas dúvidas, se a pessoa que está falando, não está no estúdio. Isso é caso de PF. Num País que combate o crime as bingos, isso é inaceitável. E o pior, com a complacências, das emissoras de TV. Não somos um País sério, mesmo! P.s.: em tempo, o custo da tal ligação na minha conta telefônica foi de 86 reais. EU acertei todas as perguntas, mas a ligação caiu. Surprise!?

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 01/10/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.