Centenário da morte

Machado de Assis é homenageado na Faculdade de Direito da USP

Autor

20 de setembro de 2008, 0h00

O mundo jurídico homenageia, na segunda-feira (22/9), o escritor Machado de Assis, em um evento no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP. O encontro faz parte das comemorações do centenário da morte do escritor. A programação começa às 19h, com a apresentação do grupo de choro Cochichando. Às 20h, acontece o lançamento do livro Doutor Machado — o direito na vida e na obra de Machado de Assis, escrito por Cássio Schubsky, editor da Lettera.doc, e Miguel Matos, diretor do site Migalhas.

A obra traz diversos personagens da área jurídica contemporâneos do escritor e passagens em que ele se utiliza do jargão jurídico para construir suas ricas figuras de linguagem. Também é destacada a atuação de Machado de Assis como funcionário público federal, com referências a minutas de contratos, anteprojetos de lei e pareceres formulados pelo escritor.

“Machado de Assis é todo Direito – em sua vida de funcionário público sobram exemplos de atuação jurídica; em suas amizades sobressaem os bacharéis; seus personagens jurídicos têm grande destaque (impressionante destaque); e a linguagem jurídica aparece em todos os recantos da vasta obra machadiana”, escreveram os autores na apresentação do livro.

O escritor carioca Machado de Assis foi de tudo um pouco: novelista, cronista, romancista, crítico literário e poeta. Ele foi observador arguto e crítico ferino da sociedade em que viveu. O homem Machado de Assis não fica atrás: foi funcionário público, jornalista e, pela ótica proposta pelos autores do livro, um jurista.

Em sua obra, usou e abusou de figuras de linguagem construídas a partir do Direito, demonstrando conhecimento profundo da matéria. Conviveu de perto com muitos juristas, emitiu pareceres eminentemente jurídicos em 35 anos de serviço público.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!