Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Varredura ambiental

PF diz que maletas da Abin não fazem escutas telefônicas

Laudo da Polícia Federal mostra que os equipamentos comprados pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) não têm capacidade para fazer escutas telefônicas. O documento de 36 páginas, divulgado nesta quinta-feira (18/9), foi entregue ao Gabinete de Segurança Institucional, que repassou o seu conteúdo à CPI das Escutas Telefônicas Clandestinas da Câmara e à Comissão de Controle de Atividades de Inteligência do Congresso.

O laudo, feito pelo Instituto Nacional de Criminalística com apoio do Exército, constata que as maletas podem apenas fazer varreduras ambientais com capacidade para encontrar sinais de linhas telefônicas, mas sem decodificar a ligação.

Segundo a PF, a Abin não tem equipamentos para fazer grampos em telefones celulares. O documento mostra que a agência não poderia gravar a conversa gravada entre o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) e o ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal.

O ministro da Justiça, Nelson Jobim, já afirmou mais de uma vez que as maletas da Abin poderiam fazer grampo. A última vez foi na CPI dos Grampos na quarta-feira (17/9). Já o chefe do GSI, general Jorge Felix, disse que as maletas só podem fazer varreduras ambientais.

O deputado Marcelo Itagiba, presidente da CPI dos Grampos da Câmara, afirmou que a comissão fará uma perícia própria nos equipamentos da Abin. A perícia da CPI será feita por técnicos do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Telecomunicações da Universidade de Campinas (Unicamp). Na próxima semana, a CPI deve tomar novamente o depoimento do ministro-chefe do GSI, general Jorge Félix, superior hierárquico da Abin.

Revista Consultor Jurídico, 18 de setembro de 2008, 18h36

Comentários de leitores

21 comentários

Onde estão as gravações?

Senhora (Serventuário)

Onde estão as gravações?

Prezada Srª Georgia, Infelizmente não tenho c...

Marcelo Bona (Outros)

Prezada Srª Georgia, Infelizmente não tenho como informá-la onde encontrar essas gravações! Mas, acredito quem, se a Srª fizer essa pergunta nos locais envolvidos, embora duvidando muito, talvez a Srª obtenha tão sonhada resposta! Os Brasileiros, ainda, não estão livres dos porões e dos podres poderes, como dizia Cazuza! Prendi-me apenas a comentar o fato! Saudações!

Muito "inteligente" essa sua observação Marcelo...

Senhora (Serventuário)

Muito "inteligente" essa sua observação Marcelo Bona... Realmente quem comete o crime é o ser humano... Mas cadê as gravações?

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 26/09/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.