Reforço na segurança

TSE determina envio de tropas federais para mais três cidades

Autor

17 de setembro de 2008, 0h00

O Tribunal Superior Eleitoral aceitou, nesta terça-feira (16/9), o pedido de envio de tropas federais para as cidades de Careiro (AM), Itacajá (TO) e Minador do Negrão (AL). O reforço na segurança foi autorizado para as eleições do dia 5 de outubro. O pedido está amparado no Código Eleitoral e na Resolução 21.843/04 do TSE.

A cidade de Careiro fica a 24 quilômetros de Manaus e tem uma população de aproximadamente 18 mil habitantes. De acordo com o ministro Felix Fischer, relator, há denúncias de homicídios ocorridos durante a campanha eleitoral, além de outros casos de violência que poderiam atrapalhar o processo eleitoral.

Itacajá tem sessões de votação dentro de aldeias indígenas e o objetivo das tropas federais é coibir a compra de votos. Já a cidade de Minador do Negão fica a 170 quilômetros de Maceió e tem cerca de 5 mil habitantes, de acordo com o IBGE.

Sete estados já pediram ao TSE o envio de forças federais para garantir a segurança durante as eleições municipais de 2008. Amazonas, Amapá, Pará, Tocantins, Alagoas, Mato Grosso e Rio de Janeiro integram a lista dos que já entraram com a solicitação. No total, são 121 municípios pedindo o envio de forças federais.

PA 20.000, 20.007 e 20.041

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!