Notícias
17 setembro 2008
Transferência negada
STJ nega pedido de Beira-Mar para aguardar julgamento no Rio
O ministro Jorge Mussi, do Superior Tribunal de Justiça, negou o pedido liminar de Luiz Fernando Costa, o Fernandinho Beira-Mar, para ser transferido para uma das unidades prisionais do Rio de Janeiro. A decisão do ministro se dá no mesmo sentido da decisão proferida em junho pela desembargadora convocada pelo STJ, Jane Silva, que negou o pedido de Beira Mar para deixar o presídio federal em Campo Grande (MS).
O pedido dos advogados de Beira-Mar é para que o STJ providencie a transferência do preso até o julgamento final do pedido de Habeas Corpus. Os advogados alegam que excedeu o prazo legalmente previsto para que ele permaneça no presídio federal e havia descumprimento de decisões do próprio tribunal que permitiria ao juízo do Rio de Janeiro executar as penas impostas ao traficante.
O ministro Jorge Mussi verificou que não há descumprimento da decisão do STJ, porque que o citado conflito de competência apenas firmou a competência do juízo responsável pela prévia provocação da decisão de transferência de Beira Mar para o presídio federal. O ministro salientou que é impossível aferir em liminar se a penitenciária de segurança máxima do Rio de Janeiro é apropriada para a custódia do preso.
O mérito do pedido de Habeas Corpus será decidido pela 5ª Turma. O ministro solicitou mais informações ao Juízo da Vara de Execuções Penais da comarca do Rio de Janeiro e ao Juízo da 1ª Subseção Judiciária de Campo Grande.
HC 116.301
Revista Consultor Jurídico, 17 de setembro de 2008
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 26/08/2008 Beira-Mar é condenado por crimes cometido enquanto preso
- 15/08/2008 Beira-Mar é condenado a seis anos de prisão
- 15/08/2008 Fernandinho Beira-Mar é julgado no Rio sem algemas
- 08/07/2008 Fernandinho Beira-Mar insiste em cumprir pena no Rio
- 10/06/2008 Fernandinho Beira-Mar ficará em presídio federal
- 19/02/2008 STJ aguarda informações para resolver HC de Beira-Mar
- 24/01/2008 Beira-Mar não consegue transferência para prisão do Rio
- 12/12/2007 Cabe à Justiça do Rio decidir onde Beira-Mar fica preso
- 30/11/2007 STJ adia julgamento que decide para onde vai Beira-Mar
- 11/10/2007 Beira-Mar vai ao STF pedir transferência para o Rio
- 04/10/2007 Beira-Mar quer sair de Campo Grande e ir para Bangu I
Comentários
Comentários de leitores: 3 comentários
Afinal de contas, quando é que vão "suicidar" e...
ESSE JÁ DANÇOU Depois da petulância de ame...
Negou o pedido? Absurdo. Ele deveria estar e...
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 25/09/2008.