Cadeira eleitoral

Eliana Calmon toma posse como ministra substituta do TSE

Autor

16 de setembro de 2008, 21h41

A ministra do Superior Tribunal de Justiça Eliana Calmon tomou posse, nesta terça-feira (16/9), como ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral. O presidente do TSE, ministro Carlos Britto, disse que Eliana vem para se somar aos ministros da casa e para “emprestar aos trabalhos do TSE o brilho do seu reconhecido talento, da sua vasta cultura, da sua vocação firme e forte para com a judicatura”.

Ele destacou, entre as virtudes da ministra, o equilíbrio, a coragem pessoal, a independência política e o compromisso irrestrito com a ética. “Onde a ética na vida pública não é tudo, a vida pública não é nada”, refletiu o ministro.

A ministra dispensou as formalidades e, num gesto simbólico, colocou o broche do TSE e disse que espera honrar o novo cargo. Ela é baiana de Salvador, formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia em 1968 e ingressou na Justiça Federal como juíza da Seção Judiciária do Estado em 1979. Dez anos depois, tomou posse no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Chegou ao Superior Tribunal de Justiça em junho de 1999. É membro da 1ª Seção, 2ª Turma e da Corte Especial do STJ.

Estiveram presentes à cerimônia de posse os ministros integrantes do TSE Fernando Gonçalves, Felix Fischer, Caputo Bastos e Marcelo Ribeiro. Os colegas da ministra no STJ Herman Benjamin e Mauro Campbell também compareceram à posse.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!