Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Sem aviso

Inclusão na Serasa sem notificação dá indenização a empresa

Ser incluído na lista de inadimplentes da Serasa sem comunicação prévia é um ato ilegítimo que deve ser compensado com indenização por dano moral. O entendimento é da juíza da 8ª Vara Cível de Brasília em ação movida pela empresa Maryel Confecções Ltda contra a Serasa. A indenização foi fixada em R$ 5 mil. Cabe recurso.

A empresa, sem receber prévia notificação, foi incluída no cadastro de inadimplentes da Serasa, situação que alegou ter causado constrangimentos em estabelecimentos comerciais. Isso porque teve empréstimos e cartões de crédito negados pelo BRB (Banco Regional de Brasília).

A Serasa alegou que o CNPJ da confecção não consta, atualmente, na sua base de dados cadastrais, já que foi dado baixa em 31 de maio de 2004. Destacou também que não há nexo de causalidade entre os supostos danos suportados pela parte autora. Segundo a Serasa, o valor pleiteado a título de dano moral configura enriquecimento ilícito.

O juiz, ao analisar o caso, destacou que embora o CNPJ da empresa não esteja mais constando nos cadastros da Serasa, é fato incontroverso e declaradamente assumido que o nome dela por algum período constou. Para ele, a relação estabelecida entre as partes é regida pelo Código de Defesa do Consumidor. Portanto, a Serasa é responsável por serviços defeituosos prestados.

Mais adiante, registra o juiz, a notificação prévia ao consumidor da inclusão de seu nome no cadastro de inadimplentes é obrigatória. Assim, ausente a notificação, é ilegítima a restrição ao crédito. Esse ato ilícito acarreta dano moral ao consumidor, que deve ser indenizado. “A mera inscrição do nome do consumidor no rol de inadimplentes, por si só, gera danos morais passíveis de indenização, posto que macula não só o crédito do consumidor como também sua honra econômico-financeira, violando os direitos da personalidade da autora, não havendo, por outro lado, qualquer inépcia no pedido”, concluiu.

Revista Consultor Jurídico, 12 de setembro de 2008, 18h29

Comentários de leitores

4 comentários

Acesse o blog Crédito e cidadania no Brasil: au...

Edson Vilela (Outros - Empresarial)

Acesse o blog Crédito e cidadania no Brasil: ausência de Estado, editado por Edson Galdino Vilela de Souza em http://edsongaldinovilela.blogspot.com e fique por dentro dos temas Serasa, negativação, cidadania, subcidadania, nome negativado, nome sujo, limpe-seu-nome, lista negra, crédito, FAT, CODEFAT, ausência de Estado. Vale a pena assistir o vídeo e conhecer o livro Cooperativismo de Crédito no Brasil: Globalização, Estado e cidadania, publicado pela Editora Juruá, em 2008.

Os agentes políticos e os cidadãos negativados ...

Edson Vilela (Outros - Empresarial)

Os agentes políticos e os cidadãos negativados podem ter acesso a informações relevantes envolvendo temas como: globalização, Estado, cidadania, crédito, subcidadania, negativação, cidadão negativado, nome sujo, serasa, febraban, sistema financeiro, consultando os seguintes links: http://marcelotaripha.atwebpages.com/edson.html e http://www.jurua.com.br/shop_detalhe.asp?id=20708. O primeiro link dá acesso a um vídeo sob o título Crédito e cidadania no Brasil: ausência de Estado; o segundo link dá acesso ao livro Cooperativismo de Crédito no Brasil: Globalização, Estado e Cidadania. O vídeo reproduz o Programa Brasil-nação promovido pela TVE do Estado do Paraná, sob a mediadçao de Beto Almeida, com participação de: Jessé Souza; Rosinha Machado Carrion e Edson Galdino Vilela de Souza. O livro é de autoria de Edson Galdino Vilela de Souza, mestre em direito cooperativo e cidadania pela Universidade Federal do Paraná

Pessoal, Não esqueçam de consultar o site da ...

Linda (Outros)

Pessoal, Não esqueçam de consultar o site da Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB (www.amb.com.br), para ter acesso aos candidatos que respondem a processo, são eles: Aline Côrrea - Vice-Prefeita do PP com 01 processo Paulo Maluf - Prefeito do PP com 07 processos Gilberto Kassab - Prefeito do DEM com 01 processo Marta Suplicy - Prefeita do PT com 09 processos. Para consultar os vereadores do mandato anterior, acesse o www.transparencia.org.br e www.excelencias.org.br. "O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons" Martin Luther King

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 20/09/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.