Notícias
10 setembro 2008
Intimidação nas eleições
TRE do Rio proíbe celulares e câmeras em cabines de votação
Os eleitores do Rio de Janeiro não poderão usar telefones celulares, câmeras fotográficas e de vídeo e de qualquer outro tipo de aparelho que capture imagens nas cabines eleitorais durante a votação. A decisão é do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, desembargador Roberto Wider, que orientou, na terça-feira (9/9), os juízes eleitorais a adotar a medida.
Segundo Wider, o objetivo é impedir a ação de grupos criminosos que estariam tentando coagir eleitores, obrigando a fotografar a tela da urna eletrônica para atestar o voto nos candidatos apoiados pelas quadrilhas.
"Com essa proibição, fica eliminada mais uma possibilidade de coação que vinha sendo anunciada por esses criminosos para atemorizar o eleitor do Estado do Rio de Janeiro", afirmou o desembargador. De acordo com as informações, traficantes e milicianos estariam pressionando as comunidades que dominam a votar em candidatos por eles escolhidos.
Revista Consultor Jurídico, 10 de setembro de 2008
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 09/09/2008 Municípios de sete estados pediram reforço ao TSE
- 04/09/2008 Força-tarefa em eleição deve chegar ao Rio em sete dias
- 16/08/2008 Chefe de facção não é autoridade, diz presidente do TSE
- 15/08/2008 TSE pedirá que Exército garanta segurança no Rio
- 29/07/2008 TRE do Rio debate segurança pública com secretário
Comentários
Comentários de leitores: 1 comentário
O Estado Paralelo arma de todas as maneiras pos...
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 18/09/2008.