União estável

INSS pode conceder benefício com testemunho de união estável

Autor

10 de setembro de 2008, 18h50

Dependentes que precisam pedir benefícios, como pensão por morte ou auxílio reclusão, já podem solicitar o benefício junto ao Instituto Nacional do Seguro Social, apresentando testemunhas que comprovem a união estável. O procedimento está em vigor desde julho deste ano.

A medida evita que a concessão dos benefícios fique represada pela ausência de documentos, o que é comum nesses casos. Com isso, o dependente, geralmente, tem de recorrer à Justiça para comprovar a união estável com base em provas testemunhais.

Dentre os documentos que podem ser apresentados para fazer o pedido dos benefícios junto ao INSS estão certidão de nascimento de filhos em comum, comprovantes de endereço, contas, declarações do Imposto de Renda (que deve constar o nome da parte que está pedindo a dependência do segurado), comprovantes de conta bancária conjunta.

Se o companheiro não tiver todas as provas, pode apresentar apenas uma prova documental para conseguir entrar com o processo administrativo. É o chamado início de prova material. Em seguida o dependente fará uma Justificação Administrativa em que deverá apresentar entre três e seis testemunhas, que vão substituir as provas restantes.

As testemunhas deverão responder a perguntas sobre a união do casal. Atualmente, dos 25,7 milhões de benefícios pagos pelo INSS, cerca de 6,2 milhões recebem pensões por morte do segurado.

Legislação

Conforme o artigo 16 da Lei 8.213, existem três classes de dependentes, em prioridade decrescente e não cumulativa. Significa que o recebimento por uma das classes exclui as restantes. Os segurados da primeira classe são o esposo ou esposa, o companheiro ou companheira – desde que comprovada união estável com o segurado – e, por fim, filhos menores de 21 anos não emancipados ou inválidos.

A Previdência Social assegura os mesmos direitos de dependente do segurado a companheiro homoafetivo, obedecendo às mesmas exigências legais na hora de requerer os benefícios de pensão por morte e auxílio-reclusão. Pais e irmãos menores de 21 anos ou inválidos estão incluídos como dependentes da segunda e terceira classes, respectivamente.

O valor pago pela pensão por morte de um segurado já aposentado será 100% do benefício que ele recebia. No caso de trabalhador na ativa, será seguida a mesma regra da aposentadoria por inatividade. O valor é calculado sobre as contribuições corrigidas de julho de 1994 até a data do óbito. A média aritmética será feita sobre 80% das maiores contribuições, até o valor do teto previdenciário, que hoje é de R$ 3.038,99.

Quando a família é constituída de mais de um dependente dentro da mesma classe, como esposo e filhos, por exemplo, o valor do benefício é dividido igualmente entre eles. A quantia paga à família ou à classe permanece o mesmo enquanto o benefício é pago. Quando um dos filhos completar 21 anos e deixar de receber, os irmãos menores e/ou o companheiro passam a receber o valor do benefício.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!