Chegada à corte

Benedito Gonçalves toma posse no próximo dia 17 no STJ

Autor

5 de setembro de 2008, 17h02

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça se reúne no próximo dia 17 de setembro, às 17h, para dar posse ao desembargador federal Benedito Gonçalves no cargo de ministro da Corte. Ele ocupará a vaga decorrente da aposentadoria do ministro José Delgado, que deixou o tribunal em junho deste ano.

Benedito Gonçalves foi aprovado em sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado no dia 13 de agosto. A aprovação pelo Plenário daquela casa legislativa aconteceu no último dia 26 de agosto.

O futuro ministro atuava no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), com sede no Rio de Janeiro. Natural do Rio de Janeiro, Benedito Gonçalves iniciou sua carreira na magistratura como juiz federal, aprovado em concurso público de provas e títulos no ano de 1988. Dez anos depois, foi promovido, por merecimento, ao cargo de desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, com jurisdição nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

No cargo de desembargador, participou de vários projetos importantes para o Judiciário. Integrou a Comissão de Interiorização da Justiça Federal nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Preocupado com o combate à morosidade do Judiciário, ele coordenou o Projeto Zero, da Corregedoria-Geral da Justiça Federal da 2ª Região.

O trabalho identificou os gargalos da Justiça fluminense, ou seja, os temas que geram o maior número de processos, e promoveu ações no sentido de agilizar o trâmite desses processos. O desembargador federal também foi coordenador regional dos Juizados Especiais Federais da 2ª Região. No cargo, promoveu a adesão dos órgãos públicos do Rio de Janeiro ao processo digital.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!