Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Chegada à corte

Benedito Gonçalves toma posse no próximo dia 17 no STJ

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça se reúne no próximo dia 17 de setembro, às 17h, para dar posse ao desembargador federal Benedito Gonçalves no cargo de ministro da Corte. Ele ocupará a vaga decorrente da aposentadoria do ministro José Delgado, que deixou o tribunal em junho deste ano.

Benedito Gonçalves foi aprovado em sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado no dia 13 de agosto. A aprovação pelo Plenário daquela casa legislativa aconteceu no último dia 26 de agosto.

O futuro ministro atuava no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), com sede no Rio de Janeiro. Natural do Rio de Janeiro, Benedito Gonçalves iniciou sua carreira na magistratura como juiz federal, aprovado em concurso público de provas e títulos no ano de 1988. Dez anos depois, foi promovido, por merecimento, ao cargo de desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, com jurisdição nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

No cargo de desembargador, participou de vários projetos importantes para o Judiciário. Integrou a Comissão de Interiorização da Justiça Federal nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Preocupado com o combate à morosidade do Judiciário, ele coordenou o Projeto Zero, da Corregedoria-Geral da Justiça Federal da 2ª Região.

O trabalho identificou os gargalos da Justiça fluminense, ou seja, os temas que geram o maior número de processos, e promoveu ações no sentido de agilizar o trâmite desses processos. O desembargador federal também foi coordenador regional dos Juizados Especiais Federais da 2ª Região. No cargo, promoveu a adesão dos órgãos públicos do Rio de Janeiro ao processo digital.

Revista Consultor Jurídico, 5 de setembro de 2008, 17h02

Comentários de leitores

3 comentários

O universo jurídico nacional conhecerá um dos m...

Ronaldo Linhares (Advogado Autônomo - Criminal)

O universo jurídico nacional conhecerá um dos mais expressivos valores da judicatura, que se pontificou no Rio de Janeiro, inobstante ter atuado em outros Estados. Conheci Benedito Gonçalves enquanto Presidente da OAB/Macaé, e ele Diretor do Fórum, buscávamos imóvel para sediar a Justiça Federal em Macaé, O entusiasmo por esse magistrado levou-me a buscar os seus valores como operador do direito e pude constatar o seu alto valor intelectual e humano. Parabéns a Benedito Gonçalves, não; parabéns a todos nós porque teremos no STJ o excelente magistrado.

Parabéns ao magistrado de carreira, que ocupará...

Júnior Brasil (Advogado Autônomo - Consumidor)

Parabéns ao magistrado de carreira, que ocupará um dos 3/5 das vagas do STJ garantidas constitucionalmente aos magistrados. Portanto, aos demais, sigam o mesmo exemplo. Sejam bons juízes, estudem bastante (títulos é sempre bom) que vocês chegarão lá, mas parem de mexer com o Quinto Constitucional, que apesar de eu discordar das "listinhas", pertence ao MP e à OAB. Se não existisse o Quinto, nem todos os magistrados de carreira se tornariam Des. ou Min., pois não tem vaga para todos nos Tribunais. Logo, não é o Quinto que lhes impede de ascender profissionalmente, e sim a meritocracia. Sds., Júnior

Enfim,vitória do MÉRITO sobre o método!

DPF Falcão - apos (Delegado de Polícia Federal)

Enfim,vitória do MÉRITO sobre o método!

Comentários encerrados em 13/09/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.