Juiz que não recebe advogados deve se explicar ao CNJ

27/10/2008 14:44não (Advogado Autônomo)SEM O ADVOGADO A JUSTIÇA NÃO FUNCIONA; MAS SEM ...
SEM O ADVOGADO A JUSTIÇA NÃO FUNCIONA; MAS SEM O JUIZ ELA PODE FUNCIONAR. DEPOIS QUE INVENTARAM UMA CADEIRA MAIS ALTA PARA O JUIZ, NINGUEM MAIS FICA NO MESMO NIVEL. JUIZ DEVERIA SER AUTORIDADE SOMENTE NOS AUTOS E NO SEU HORARIO DE TRABALHO EM SEU GABINETE.
26/10/2008 12:13ca-io (Outros)Não tem mesmo que conversar nada com o Juiz, re...
Não tem mesmo que conversar nada com o Juiz, relativo ao proc. para tal a petição, agora que Juiz e MP aposentado não deveria advogar no Estado Membro em que se deu a aposentadoria, não deveria, bem como em exercício deveriam ser transferidos a cada cinco anos, para tentar evitar a criação vinculos na comarca. Não adianta conversou é para defender cliente, cliente pobre e empresa pobre serão prejudicados, basta assistir os debates do STF, quando conhecidos Advs. Juristas lá tem a palavra em comparação dos que não tem o nome com expressão.
25/10/2008 06:59ZÉ ELIAS (Advogado Autônomo)A ausência da prática cotidiana do direito, lev...
A ausência da prática cotidiana do direito, leva alguns a crer que o advogado não necessite falar com o juíz sobre pontos específicos do processo que não envolva quebra da imparcialidade do mesmo.
25/10/2008 00:08OMERTÀ (Outros)Já dizia Calamandrei que "a parcialidade do Adv...
Já dizia Calamandrei que "a parcialidade do Advogado é a garantia da imparcialidade do Juiz" (...) Então, sem medo de ser feliz e sem jamais infringir a ética profissional, digo que: balança com dois pratos é a do juiz; a minha só tem um prato, e esse representa os interesses do meu cliente. É com essa convicção que exercito meu papel como causídico contratado e defendo os interesses de um cliente com toda a lealdade e empenho de quem considera cada causa como única e a mais importante. Quando contrato um mecânico, um alfaiate, um médico ou qualquer outro profissional liberal, é isso que espero dele. Quem a isso se recusar, que vá se entender (e responder) à Corregedoria, ou que vá exercitar o seu "ius sperniandi" por aí.
24/10/2008 22:57Dr. Gilmar Xavier (Advogado Sócio de Escritório)Concordo plenamente com Lúcida. Se querem falar...
Concordo plenamente com Lúcida. Se querem falar com o Juiz sobre o processo, que o faça via petição. Afinal, é para isso que ela existe e, consequentemente, por ela é que se deve solucionar a lide e não com conversas dentro do gabinete.
24/10/2008 00:39Lúcida (Servidor)Sou radicalmente contra juiz receber advogados....
Sou radicalmente contra juiz receber advogados. Fere o contraditório, pois como a outra parte vai saber o que se passou numa conversa privada? Para argumentar com o juiz existe algo simples chamado PETIÇÃO. Quod non est in actis non est in mundo - o que não está nos autos não está no mundo jurídico. Juiz tem que ter sossego para trabalhar; que o advogado fale com o assessor, exclusivamente para pedir celeridade.
23/10/2008 19:57ca-io (Outros)Honestamente, meu pensamento. Para a população ...
Honestamente, meu pensamento. Para a população leiga como eu, deveria ser divulgado mais claramente a função do Juiz e do Promotor. Convenhamos, um Juiz quando da edição ali da sentença, não tem que receber em gabinete parte nenhuma, servindo isso também para os amigos aposentados que tem passe livre. Caso possivel deveria então receber as todos interessados, ai, em tres minutos, não daria tempo nem para rotar.
23/10/2008 19:51ca-io (Outros)Concordo parcialmente com o ilustre Antonio Car...
Concordo parcialmente com o ilustre Antonio Carlos Faria Pirillo (Professor Universitário). Entre no end eletronico http://serpensp2.cnj.gov.br/justica_aberta/?d=consulta&a=consulta&f=formPrincipal e ficarão surpresos afinal nos longos tres 3 minutos um Juiz faz audiências; autos conclusos para ato judicial diverso de sentença; sentenças de homologação de acordos; sentenças com julgamento de mérito sentenças sem julgamento de mérito; decisões: despachos diversos E ainda atende advogados, quem pode pode.
23/10/2008 16:40Antonio Carlos Pirillo (Professor)Complementando o que escreve o Dr. AC Dinamarco...
Complementando o que escreve o Dr. AC Dinamarco, estarrece a nós simples mortais, que o que acontece dentro de Gabinetes desses Ilustres Magistrados, onde até estagiarios recem contratados alardeiam aos quatro cantos que "hoje deram seu voto"...!!! Ao mesmo tempo recebemos a noticia publicada na Folha de S. Paulo de alguns dias atras sobre pesquisa informando que a média de tempo gasto em cada julgamento do TJ de SP é de 3 minutos. SOCORRO !!!!!
23/10/2008 15:27Ivan von Wredenn Dias (Advogado Autônomo - Civil)O que me estarrece não é o procedimento comum e...
O que me estarrece não é o procedimento comum e autoritário do desembargador ao descumprir a lei,mas,o proceder covarde dos que tentam arquivar a denúncia. Se contra um simples escrevente, os despachos seriam diferentes, não?
23/10/2008 15:27Antonio Cândido Dinamarco (Advogado Autônomo - Criminal)Sabem o que já observei ? No caso de Desembarga...
Sabem o que já observei ? No caso de Desembargadores, a quase totalidade dos processos encontra-se com seus Assessores. Logo, eles não têm a menor idéia do assunto. Já imaginaram um Advogado perguntar alguma coisa ? Responder o quê ? acdinamarco@aasp.org.br
23/10/2008 15:23Bóris-Suzano (Advogado Autônomo)Já passou da hora dos juízes de direito reconhe...
Já passou da hora dos juízes de direito reconhecerem que são apenas e tão somente humanos, como todos. A autoridade que um juiz possui, assim como toda autoridade, diz respeito apenas e tão somente ao serviço que desempenha. É autoridade enquanto judica. Falta bom senso. Estão lá é para atender não só Advogados, mas todos aqueles que lidam com o direito e precisam falar com eles. Recebem vencimentos pagos por todos. Estão lá para servir o público, "clientes" que pagam caríssimo pelo serviço estatal e são representados pelos Advogados. Até nos Tribunais Superiores os Ministros atendem os Advogados, qual a razão de aqui ser diferente!!! Menos senhores juízes!!!!!
23/10/2008 11:44Marco 65 (Industrial)Na verdade, querem (como sempre, neste pais) de...
Na verdade, querem (como sempre, neste pais) descaracterizar o sentido prático do ato praticado. Acho mesmo que gabinete de Juiz não é espaço público, onde advogado possa adentrar livremente, e quando bem entende. Acho ainda, que Juizes aposentados que se tornam advogados, forçam sim, a barra, em diversos órgãos públicos tentando levar vantagem ao seu cliente. Tentar negar isto é contestar o óbvio. Acho também que, se a moda pegar e 1% (EU DISSE HUM POR CENTO)dos advogados quiser falar com o Juiz da vara onde corre o processo, haverá necesidade de se distribuir senhas para tal atendimento. E aí eu pergunto: QUANDO E A QUE HORAS o Juiz vai poder trabalhar analisando processos??? Será que é dificil entender o lado prático dos Juizes que defendem um maior controle nessas visitas de advogados em seu gabinte???
23/10/2008 01:44Zé Mário (Advogado Autônomo - Administrativa)Absurda a insistência do relator para arquivar ...
Absurda a insistência do relator para arquivar a reclamaçã.
22/10/2008 11:46Carlos (Advogado Sócio de Escritório)Tarcisio Santos (Assessor Técnico 22/10/2008) ...
Tarcisio Santos (Assessor Técnico 22/10/2008) Ora escândalos com juízes tem e aos montes. Quer que eu comece a dizer aqui. Posso começar com o Nicolau, passar pelo Juiz Rocha/Justiça Federal, Desembragador de Rondônia preso em operação da PF, e por aí vai. Na verdade, tenho um certo descontentamento com os juízes de forma geral (não com todos), pq a qualidade deles de anos para cá caiu lá para baixo. Não sei se é muito trabalho, não sei se são mal avaliados no concurso (com perguntas´INÚTEIS, como já mostrei em outra ocasião). Isso, Tarcísio vai somando no dia a dia e ficamos com um pé atrás quando se fala em Poder Judiciário ou mais especificamente juiz. A situação está grave. Então quando alguém aparece dizendo que tal Desembragador tem razão em dizer que não vai cumprir a Lei, vem na minha mente tudo o que vejo de ruim no Poder Judiciário e coloco em palavras mais ríspidas. Tenho amigos juízes, nunca quis ser juiz e não serei. Sei que há bons juízes. Mas me parece que os ruins são como praga, estão em todos (ou quase) todos os lugares e instâncias. Eu achei excelente a Decisão do CNJ. Pelo menos não vai ficar só na gaveta, como acontece com a maikoria ABSOLUTA das representações feitas para a Corregedoria do TJSP. Carlos Rodrigues
22/10/2008 11:37Carlos (Advogado Sócio de Escritório)GUSTAVO (JUIZ) No caso abaixo, precisando fa...
GUSTAVO (JUIZ) No caso abaixo, precisando fazer carga normal (5 dias) e a juíza desequilibrada não autorizando, o senhor acha que eu iria só peticionar. CLARO QUE NÃO. Neste caso é preciso falar diretamente com ela. Não havia prazo comum, sou advogado da parte. Se ela não quer cumprir a Lei de forma tranquila, vai cumprir de outra maneira. TANTO QUE CUMPRIU. Se todos os advogados agissem como eu, não teríamos aqui notícia de Desembargador que não recebe advogado em seu gabinete. Faz isso, pq a maioria dos advogados não tomam providências. Gostaria de ver uma situação onde fosse necessário tratar diretamente com o Desembargador e ele não quissesse me receber. IA RECEBER SIM. Como os senhores gostam de dizer. LEI É PARA SER CUMPRIDA. Se não gosta dela mude-a. SIM O LEGISLATIVO DEVE MUDAR (!!!) E NÃO O JUIZ. JUIZ NÃO PODE MUDAR LEI. E ONDE NÃO CABE INTERPRETAÇÃO NÃO USE OUTRA LEI QUE NÃO SE APLICA AO CASO. Se o senhor segue a risca estas determinações, parabéns. Senão segue, deveria seguir. Um bom juiz sabe que deve seguir. Carlos Rodrigues
22/10/2008 11:32T.S. (Outros)Carlos Rodrigues: Também não o conheço e não...
Carlos Rodrigues: Também não o conheço e não posso avaliar sua atuação profissional. Maus profissionais, como por você afirmado, realmente existem em qualquer categoria, sendo que é de conhecimento público que, além de diversos advogados mal preparados (muitos deles necessitando de orientação do cartorário no balcão para desempenhar o seu mister), nos deparamos com vários desses profissionais do direito envolvidos nos últimos escândalos nacionais, bastando simples busca no "google", também, para tal constatação. Agora, que seu comentário estava repleto de preconceito, isso estava (apesar de você asseverar o contrário). Um abraço.
22/10/2008 11:28Carlos (Advogado Sócio de Escritório)Gus (Juiz Estadual de 1ª. Instância 22/10/2008 ...
Gus (Juiz Estadual de 1ª. Instância 22/10/2008 - 08:42 Fico impressionado como algumas pessoas passam no concurso. Já sei. decoreba. E MUITO ESTUDO CLARO. RS Sr. Gustavo. a Lei MANDA receber e a Lei é para ser cumprida. Se não gosta da Lei, mude-a. A Lei não diz que o assessor ou outro servidor tenha que atender o advogado. A não ser que isso baste PARA O ADVOGADO. Do contrário tem e vai atender sim. COLOQUE ISSO DENTRO DE SUA CABEÇA MEU CARO. Agora, depois que o advogado estiver dentro do gabinete do juiz. O juiz ficará sabendo do que se trata. Se for assunto sobre mérito do processo, o juiz dirá que este assunto será tratado na sentença ou em audiência e pronto. Eu devo ter ido falar DIRETAMENTE omc magistrado umas 6 vezes. E lhe garanto que não foi pafra convercer o juiz do que já estava escrito nos autos (apesar de que poderia ser, pois sabemos que muitos/muitos juízes não lêem so autos da maneira como deveriam). Já fui conversar com uma juíza uma vez, por pura incompetência DELA, ao não saber o que dizia a LEI e não querer cumprir a Lei (É, JUÍZES NÃO SABEM TUDO SR. GUSTAVO E ALGUNS NÃO FAZEM QUESTÃO DE QUERER SABER. ESTES SÃO OS PERNICIOSOS PARA A SOCIEDADE COMO UM TODO). Foi preciso acionar a Comissão de Prerrogativas da OAB e no final, depois do auxílio do juiz títular, convencemos ela. NA VERDADE, ESTÁ JUÍZA ESTAVA DESEQUILIBRADA (precisava de tratamento psiquiátrico. Como tem alguns advogados que precisam. Falo isso pq senão vão dizer que há advogados tb desequilibrados etc) DEVERIA FAZER UM TTRATAMENTO. Juiz é ser humano tb. OU NÃO? Então, não acredito que a maioria dos advogados querem falar com o juiz por besteira. Aliás quanto menos eu tiver que falar com juiz para mim é melhor. Carlos Rodrigues
22/10/2008 11:04Carlos (Advogado Sócio de Escritório)TARCÍSIO SANTOS (servidor), Minha intenção...
TARCÍSIO SANTOS (servidor), Minha intenção não foi generalizar, pois sei que, COMO DISSE, há bons e maus profissionais EM TODAS AS ÁREAS, inclusive, para sua surpresa, no Poder Judiciário de SP. Se eu procurar pela internet acharei provavelmente alguma fraude em concursos no Poder Judiciário. Mas o que tem de juiz ruim (isso não sou só eu que falo. É DE CONHECIMENTO NO MEIO JURÍDICO) no TJSP, é um absurdo. A avaliação do candidado no ingresso na carreira é falha (isso também todos sabem). Se vc não sabe disso, comece a se interar. Como disse, conheço bons juízes e bons servidores. Mas a maioria absoluta não são bons. ISSO É FATO. Não precisa defender com unhas e dentes o que é indefensável. Se você é um bom servidor, eu não sei, porque não o conheço. Como já disse em outras ocasiões, um juiz RUIM, MAL PREPARADO, SEM VOCAÇÃO (É, EXISTE SABIA?), CAUSA UM MAL SOCIEDADE MUIIIIIIIITO MAIOR QUE UM ADVOGADO MAL PREPARADO. FATO. Carlos Rodrigues
22/10/2008 11:00Roberval Taylor (Consultor)A OAB deveria homenagear com placas de ouro alg...
A OAB deveria homenagear com placas de ouro alguns bacharéis que se tornam funcionário publicos. Ao se revelar grandes ignorantes, prestaram revelante serviço à advocacia dela se afastando...

Comentários encerrados em 29/10/2008

A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.