OAB não enviará lista do quinto constitucional ao STJ

21/10/2008 23:57ANS (Advogado Autônomo - Previdenciária)Isso é incrível! Não é possível a OAB insistir...
Isso é incrível! Não é possível a OAB insistir nessa lista!Os ilustres dirigentes da OAB deveria no mínimo ter vergonha!Exige dos bacharéis um verdadeiro concurso, para poder ser Advogado depois de passar 5 anos do curso de direito e ter que submeter a um exame de ordem, desprovido de conceituação técnico- jurídico,dizendo: é para o "bem dos clientes" e ao mesmo tempo, querendo a força eleger os seus "ilustres"sem concurso público a ser Ministro?!
21/10/2008 21:16DAGOBERTO LOUREIRO - ADVOGADO E PROFESSOR (Advogado Autônomo)Chama a atenção, nessa notícia, que o CNJ se ju...
Chama a atenção, nessa notícia, que o CNJ se julga no direito de estabelecer o que o STJ pode ou não fazer avaliação dos candidatos à vaga ora existente. Parece que o CNJ perdeu completamente os parâmetros de sua atuação e está claramente desbordando Além disso, outro fato que a atenção é que o relator é um advogado, que foi colocado no CNJ pela mesma OAB, que está tentando forçar a barra para colocar advogado que não está sendo aceito pelo STJ, por motivos não declarados, uma questão de elegância que, pelo visto, foge ao alcance dos dirigentes da OAB, uma entidade que não presta conta de seus gastos para ninguém. Assim, está de parabéns o Colendo STJ, que tem plena razão e direito de dizer que poderão (ou não) compor o seu quadro de Ministros. Está na hora de se moralizar os tribunais federais, que não podem ficar à mercê de grupos e curriolas que não se importam com a moralidade e a qualidade dos integrantes da Justiça brasileira. DAGOBERTO LOUREIRO OAB/ SP Nº 20.522
21/10/2008 20:33Dr. Marcelo Galvão SJCampos/SP - www.marcelogalvao.com.br (Advogado Sócio de Escritório)Não existe qualquer burla... O legislador realm...
Não existe qualquer burla... O legislador realmente pretende com a norma oxigenar a Justiça com pessoas experientes, alto saber jurídico e reputação ilíbada. A experiência de grandes advogados faz com que os Tribunais Superiores não sejam conservadores e repletos de normas injustas com negativas de acesso a Justiça! Viva o 5º Constitucional! Viva!
21/10/2008 17:03thiago ratis (Estudante de Direito)sou da opiniao de que o quinto constitucional d...
sou da opiniao de que o quinto constitucional do modo como esta posto na atual CF representa verdadeira burla ao principio do concurso publico,pq nao fazer apenas um concurso puclico entre os advogados-candidatos, isso agradaria mt mais a todos, sem se perder de vista a ideia original de oxigenaçao pelo quinto... negar cumprimento a letra da CF eh outra coisa totalmente diversa, em termos sucintos, diria que o meio eleito pelo stj para atacar o quinto nao eh o mais idoneo, a solucao eh a oab procurar logo a via judicial e cabar com a discussao. tbm concordo cm postado aui que ate o criteriod escolha dos mininstros do stf eh errado, do latim "politicum politicurum". eh preciso ser dito as vezes q a CF traz erros sim!!!!! Parece q mts vezes os operadores nao atentam p isso.
21/10/2008 16:13Jose Antonio Dias (Advogado Sócio de Escritório - Civil)O Quinto Constitucional é uma vergonha. Juizes,...
O Quinto Constitucional é uma vergonha. Juizes, Desembargadores e Ministros Judiciais devem prestar concurso para serem avaliados e nomeados para o cargo. Assim acabariamos com as nulidades politicamente nomeados, que proliferam na nossa Justiça.
21/10/2008 09:28Neli (Procurador do Município)O legislador constituinte errou,e muito,ao mant...
O legislador constituinte errou,e muito,ao manter o quinto constitucional. Os membros dos tribunais deveriam ser tão-só juízes de carreira. Outro absurdo é a forma de provimento dos tribunais superiores,seus componentes deveriam ser desembargadores. Alguém que passou a vida profissional colocando a parcialidade acima de tudo(advogado e membro do MP),deveria continuar na carreira escolhida. E a forma de provimento para o STF também está equivocada: há uma interferência dos outros poderes no Judiciário. Quando um político vai se candidatar,ele não pede o aval(ser inquirido),por membros dos outros poderes,como o Judiciário. Portanto,há uma imisção dos Poderes legislativo e Executivo dentro do Judiciário,que não pode dever obrigação para ninguém. A Constituição está errada neste sentido. Quanto a essa pendenga,abstenho-me de comentar,por ser contra a minha convicção.
21/10/2008 08:36Axel Figueiredo (Outros)Poderíamos aproveitar o ensejo para acabar com ...
Poderíamos aproveitar o ensejo para acabar com o quinto. Quem quiser ser juiz que preste concurso e inicie a carreira em primeiro grau, presidindo audiências pra ver o que é bom, e não no Tribunal, fazendo proselitismo.
21/10/2008 08:22Lima (Advogado Autônomo - Tributária)A OAB não tem razão como o STJ igualmente, não ...
A OAB não tem razão como o STJ igualmente, não tem razão. A OAB antes de tudo, deve modificar o modo como escolhe os indicados ao Quinto porque a forma como as escolhas acontecem atualmente é uma vergonha que só desmoraliza toda uma classe. E o STJ está errado em recusar a lista porque tal recusa é ilegal, ferindo a legislação constitucional vigente. É simples, a OAB tem que mudar e o STJ tem que cumprir a lei.
21/10/2008 02:43Ticão - Operador dos Fatos () É nisso que dá conduzir as coisas como se fos...
É nisso que dá conduzir as coisas como se fosse partido político. E só vai piorar. Mas nada que um bom Lobby não resolva. Uma passadinha no congresso deve consertar tudo.
20/10/2008 22:04Paulo Francis (Advogado Autônomo - Civil)Torna-se necessario resgatar o processo de esco...
Torna-se necessario resgatar o processo de escolha dos advogados que integrarao o Quinto Constitucional pela OAB
20/10/2008 20:04Republicano (Professor)Ótimo, fim do quinto constitucional. Quem quise...
Ótimo, fim do quinto constitucional. Quem quiser ser Juiz que faça concurso, e pronto.
20/10/2008 19:09JOHN098 (Arquiteto)Ser citado por Canotilho significa virar jurist...
Ser citado por Canotilho significa virar jurista? Ai, meu Deus... E se a citação não fosse "nominal" seria o quê? "Corporal"?
20/10/2008 18:32Ramiro. (Advogado Autônomo)Uma perguntinha aos magistrados, quantos tem do...
Uma perguntinha aos magistrados, quantos tem doutorado em Direito ou afins? O que se tem mais visto é sentenças que valha-nos Deus, CPC e Constituição parecem peso para livros ou enfeite para estantes. Essa história de que trabalho pesado vale mais que dez doutorados, ouve-se em todas as áreas, só quem enfrentou uma banca de mestrado ou doutorado, que tenha conceito 6 ou superior da CAPES, sabe o quanto a coisa é complicada. A propósito dos que desprezam o doutorado como saber, recentemente vi citações em livro de Canotilho, Direito Constitucional, de 1993, citação nominal de Eros Grau antes deste ser Minsitro do STF. No entanto a dúvida fica, por que a OAB não leva esse confronto para o local adequado para sua resolução, o STF?
20/10/2008 18:25Ramiro. (Advogado Autônomo)O Quinto é questão constitucional. A OAB está t...
O Quinto é questão constitucional. A OAB está tentando vencer onde o oponente é mais forte, pois convocam mais um Magistrado, e o STJ não estará nem aí. Hora de acionar o Supremo Tribunal Federal, seja para que resultado for.
20/10/2008 18:06Fantasma (Outros)Que pena. A magistratura está de luto com a dec...
Que pena. A magistratura está de luto com a decisão da OAB. É hora da AMB/AJUFE ajuizar mandado de segurança contra essa omissão da OAB. Estamos sentindo muita falta do quinto. O STJ vai ter mais UM CONVOCADO DA MAGISTRATURA.
20/10/2008 18:00E. COELHO (Jornalista) Não quero acreditar que a OAB esteja agindo e...
Não quero acreditar que a OAB esteja agindo em detrimento dos advogados e da celeridade da Justiça, mas, é o que parece. É mais um tiro no pé dos advogados.
20/10/2008 17:24LHS (Advogado Sócio de Escritório - Criminal)A promoção por antiguidade é muito mais ilógica...
A promoção por antiguidade é muito mais ilógica do que o quinto constitucional, e no entanto não se vê magistrados insurretos contra tal instituto.
20/10/2008 17:14Lenilson Guedes (Jornalista)Se for para mudar a Constituição que também mud...
Se for para mudar a Constituição que também mudem os critérios para escolha dos conselheiros dos Tribunais de Contas Estaduais.
20/10/2008 15:58adv ()É legítimo que a magistratura repudie o Quinto....
É legítimo que a magistratura repudie o Quinto. Entretanto, esse repúdio deve acontecer dentro da legalidade democrática. Que as respectivas associações se articulem para mudar a Constituição. O que não é aceitável é a violação do ordenamento sendo operada justamente por aqueles que possuem a obrigação funcional de protegê-lo.
20/10/2008 15:21Márcio Aguiar (Advogado Sócio de Escritório)PARABÉNS À OAB por não ter se curvado a essa at...
PARABÉNS À OAB por não ter se curvado a essa atitude arbitrária e lamentável do STJ!

Comentários encerrados em 28/10/2008

A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.