Notícias
15 outubro 2008
Publicidade dos atos
Anuário da Justiça é uma ferramenta de transparência, diz Lembo
A equipe da revista Consultor Jurídico conseguiu atingir aquilo que é efetivamente um princípio democrático de Direito importantíssimo, que é a transparência. A constatação é do ex-governador de São Paulo, Cláudio Lembo, ao participar do lançamento do Anuário da Justiça Paulista, no dia 29 de setembro, na capital paulista.
Para ele, o Diário Oficial não é o bastante para dar publicidade aos os atos da Justiça. “Precisávamos de um documento que pudesse ser consultado a todo o momento pela cidadania”, disse.
O ex-governador acrescentou, ainda, que “o Anuário não é só para os operadores do Direito, esses conhecem os juízes, os desembargadores, e todas as estruturas do poder, mas a cidadania desconhece e isso vai ser muito útil para nós cidadãos comuns, e aí que é a importância desse documento”.
O Anuário da Justiça Paulista traz os currículos dos 348 desembargadores e 78 juízes substitutos em segundo grau que compõem o corpo de julgadores do TJ de São Paulo. Tem ainda um perfil de cada uma das 73 câmaras de julgamento. Apresenta também um ranking de leis municipais inconstitucionais e as principais decisões tomadas pelo tribunal no ano de 2007 resenhadas esquematicamente.
A publicação é produzida pela ConJur Editorial com o apoio da Universidade Paulista (Unip). Está à venda nas principais bancas de São Paulo. Também pode ser adquirida pela internet pelo site www.conjur.com.br/dinamic/product, pelo email loja@consultorjuridico.com.br ou ainda pelo telefone (11) 3812-1220
Leia o discurso de Cláudio Lembo
Cláudio Lembo — Minhas amigas, meus amigos, vamos aplicar a Constituição brasileira e o princípio da celeridade processual. Doutor Grella, Doutor Marzagão, Desembargador Celso Limongi, Doutor Nelson Calandra, Doutora Cristina, meus amigos e minhas amigas, eu creio que o a equipe da revista Consultor Jurídico atingiu aquilo que é efetivamente um princípio democrático de direito importantíssimo, que é a transparência.
Como um Tribunal em um estado de direito não pode oferecer o seu interior plenamente para a cidadania? E é o que está acontecendo. Portanto eu devo cumprimentar particularmente a ConJur por esta iniciativa, claro há a Internet, não basta o diário oficial, não basta nada disso, é preciso ter um documento que a todo momento pudesse ser consultado pela cidadania, claro que não é para os operadores do direito apenas, esses conhecem os juízes, os desembargadores, e todas as estruturas do poder, mas a cidadania desconhece e isso vai ser muito útil para nós cidadãos comuns, e aí que é a importância desse documento. E ainda mais no nosso Tribunal que tem essa situação tão complexa de 12 milhões de processos.
É muito simples. Um país que não conhecia a autonomia da cidadania, da individualidade do movimento que se libertou e se formou a idéia do cidadão e a Constituição resolveu e agora acessa loucamente o Judiciário, em breve teremos a necessidade de intervir, e, portanto eu creio que a reestruturação do poder judiciário está indo muito bem e esses momentos de picos de angustia são transitórios, são passageiros.
O que está acontecendo no Brasil neste momento é a busca da sabedoria jurídica nos tribunais. Está de parabéns, portanto, o Tribunal de Justiça e o Consultor Jurídico, nesta publicação.
Revista Consultor Jurídico, 15 de outubro de 2008
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 14/10/2008 Anuário ajuda a buscar soluções para a morosidade
- 13/10/2008 Anuário mostra estatísticas sem fazer juízo de valor
- 12/10/2008 Anuário propicia ao Judiciário um futuro melhor
- 11/10/2008 Anuário faz público conhecer melhor o TJ-SP
- 10/10/2008 Anuário ajuda população a entender demora da Justiça
- 09/10/2008 Anuário da Justiça Paulista mostra como julga o TJ
- 07/10/2008 Anuário da Justiça Paulista desvenda TJ-SP, diz D’Urso
- 02/10/2008 Veja as fotos do lançamento do Anuário da Justiça Paulista
- 30/09/2008 Um guia para conhecer o maior tribunal do mundo
- 30/09/2008 Nem tudo deve ser levado ao Judiciário, diz Calandra
- 29/09/2008 Anuário da Justiça Paulista é lançado em São Paulo
- 28/09/2008 Anuário mostra como TJ-SP influencia jurisprudência
- 25/09/2008 Anuário da Justiça é guia para conhecer TJ-SP
- 24/09/2008 ConJur lança na segunda Anuário da Justiça Paulista
Comentários
Comentários de leitores: 0 comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 23/10/2008.