Proto-astro

Delegado sai da Satiagraha e entra para o estrelato

Autor

5 de outubro de 2008, 0h00

O delegado Protógenes Queiroz perdeu a Satiagraha, mas ganhou o estrelato. Desde que vestiu a fantasia do cavaleiro andante da luta contra a corrupção, o inimigo número 1 de Daniel Dantas não parou mais de receber elogios, adesões, medalhas e convites para fazer palestras.

Ao contrário de Wanderley Luxemburgo e Bernardinho, especialistas em vitórias, ou de Içami Tiba ou Lair Ribeiro, especialistas em felicidade, Protógenes Queiroz não cobra por suas palestras e não ensina os caminhos da vitória ou da felicidade. Ele simplesmente se propõe a salvar a pátria da garra dos corruptos ricos. Para ele, pobre é honesto por natureza.

Desde que foi afastado das investigações contra seu arqui-inimigo Daniel Dantas, Protógenes, em agosto, já recebeu pelo menos seis convites para dar palestras ou ser homenageado. Os convites, que o delegado reproduz em seu blog, são singelos e modestos: “A Deputada Federal LUCIANA GENRO (grifo no original) convida todos os internautas e o POVO BRASILEIRO a participarem do fórum de debates como tema central: A CORRUPÇÃO NO BRASIL – Palestrante integrante da mesa principal – Protógenes Queiroz (Delegado de Polícia Federal)”.

Na próxima segunda-feira (13/10), o delegado visita São Paulo para mais uma escala em sua cruzada contra a corrupção. Segundo ele mesmo informa em seu blog, foi convidado para participar do “Congresso Brasil Seguro – Contra Fraude e Corrupção”, promovido pelo Instituto Brasileiro Contra Fraudes. Uma visita ao Google revela que existe um Instituto Brasileiro Contra Fraudes de Seguradoras, que deve ter grande admiração pelo delegado: na lista de blogs coligados do site da entidade está o de Protógenes.

Nesse evento, o delegado se sentará à mesa principal na companhia de figuras ilustres como o presidente da Associação Paulista dos Magistrados (Apamagis), desembargador Henrique Nelson Calandra, do deputado estadual de São Paulo e promotor de Justiça licenciado Fernando Capez, do delegado Fernando Quércia e da advogada e candidata a vereadora por São Paulo, Rosana Chiavassa.

A agenda do delegado registra, ainda, um convite para palestra no XV Fórum de Ciência Penal, em Fortaleza, no ainda longínquo 27 de novembro. O evento é promovido pela Procuradoria da Justiça Militar do Ceará. O delegado, que tem um imenso fã-clube informal, como se pode perceber pelas manifestações que recebe em seu blog, goza de especial prestígio entre militares e ex-militares. Na quinta-feira (2/10), Protógenes foi condecorado com a medalha Mega Aspirante, em Brasília. A honraria foi conferida pela Associação dos Ex-Combatentes da capital federal, “por sua defesa da causa da liberdade e por seu trabalho eficiente no combate à corrupção no Brasil”.

Quem também demonstra particular afeição pelo delegado é o PSol, o partido da ex-senadora alagoana Heloisa Helena. Além do convite da deputada Luciana Genro (PSol-RS) para palestrar em Porto Alegre, Protógenes já foi homenageado pela Câmara Municipal de Goiânia, numa iniciativa do vereador Elias Vaz de Andrade (PSol-GO). Na oportunidade, o delegado proferiu palestra. O tema? Corrupção no Brasil. Para os incautos, o delegado adverte: não é candidato a nada.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!