Notícias
4 outubro 2008
Questão repetida
Lei que filtra recursos ao STJ será debatida na OAB paulista
A aplicação da Lei 11.672/08 no julgamento de recursos repetitivos pelo Superior Tribunal de Justiça é tema de palestra promovida pela Comissão do Jovem Advogado da OAB seccional paulista. A apresentação acontece no dia 6 de outubro (segunda-feira), às 19 horas, no Salão Nobre da Ordem.
Em 2007, o STJ julgou mais de 330 mil processos. Destes, 74% referiam-se a questões já analisadas pelo tribunal. Os dados são do Judiciário. Ao acrescentar o artigo 543-C ao Código de Processo Civil, a lei pode ajudar a diminuir a demanda na Corte.
Segundo especialistas, a lei é mais uma tentativa de desafogar o Judiciário, e impedir que processo que já tem entendimento pacificado chegue ao STJ.
A palestra será apresentada pelo advogado e professor no curso de pós-graduação em Direito de Família e Sucessões da Unip, Alexandre Paulo Delarco. O advogado, professor do curso de Direito da FMU e coordenador do Processo Civil da Comissão do Jovem Advogado Aleksander Mendes Zakimi será o presidente da mesa. Alcindo de Sordi, Carlos Eduardo Moreira Durce, Cristiane A. Garcia de Oliveira Palma e Karina Araújo Ramos serão os debatedores.
As inscrições podem ser feitas na sede da entidade ou pelo site, mediante a doação de uma lata ou pacote de leite em pó integral (400g).
Serviço
A aplicação da Lei 11.672/2008 no julgamento de recursos repetitivos pelo STJ
Data: 6 de outubro (segunda-feira)
Horário: às 19h.
Local: Salão Nobre da OAB-SP (Praça da Sé, 385, 1º andar).
Revista Consultor Jurídico, 4 de outubro de 2008
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 10/09/2008 STJ inaugura aplicação da Lei de Recursos Repetitivos
- 09/09/2008 STJ decidirá 1.699 casos de assinatura básica de uma vez
- 03/09/2008 STJ vai julgar em bloco um terço de seus recursos
- 23/08/2008 TJ-RS suspende recursos sobre contratos bancários
- 19/07/2008 STJ adere à racionalização e acelera julgamentos
- 18/07/2008 STJ publica regras para aplicar lei de recursos repetitivos
- 17/07/2008 Lei sobre Recurso Especial não pode engessar Direito
- 16/05/2008 Lei 11.672/08 vai resgatar o STJ da inviabilidade
Comentários
Comentários de leitores: 0 comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 12/10/2008.