Notícias

16 março 2008

Futuro comando

Fernando Grella encabeça lista tríplice para chefia do MP paulista

O procurador de justiça Fernando Grella Vieira ganhou o topo da lista para o cargo de procurador-geral de Justiça de São Paulo. Com 931 votos, o nome de Grella encabeça a relação que seguirá para o Palácio dos Bandeirantes. O governador do estado tem a prerrogativa de nomear o chefe do Ministério Público, no prazo de 15 dias. A lista é complementada por José Oswaldo Molineiro e Paulo Afonso Garrido de Paula.

O cargo de procurador-geral de Justiça é cobiçado pelo seu poder e prestígio. O chefe do Ministério Público tem atribuição para investigar e processar deputados estaduais, secretários de Estado, magistrados, promotores de Justiça e até o governador em atos de improbidade administrativa. A instituição é definida pela Constituição como guardiã da democracia e fiscal da lei.

Pela primeira vez na história do Ministério Público paulista um candidato oficial, com apoio do chefe da instituição, perdeu a eleição no voto. José Oswaldo Molineiro ficou em segundo lugar com 669 votos. O resultado eleitoral também pode marcar o retorno da oposição à frente da Procuradoria Geral de Justiça depois de 12 anos longe dela.

Quatro procuradores concorreram à eleição que aconteceu neste sábado (15/3). Fernando Grella Vieira, José Benedito Tarifa, José Oswaldo Molineiro e Paulo Afonso Garrido de Paula disputaram o voto de 1.620 promotores de 201 procuradores de Justiça. Grella recebeu 17,88% dos votos, Molineiro ficou em segundo lugar 12,85%, Em terceiro veio Garrido de Paula, com 8,70% e em último apareceu Benedito Tarifa com 3,74%.

A campanha da eleição para o biênio 2008-2010 foi a mais tranqüila dos últimos anos. Todos os candidatos apresentaram programas parecidos com promessas de democratizar o Ministério Público, de combater o crime organizado e não dar tréguas à corrupção no serviço público.

Revista Consultor Jurídico, 16 de março de 2008

Comentários

Comentários de leitores: 3 comentários

17/03/2008 13:06 nihil (Advogado Autônomo)
CARLOS DE ARAUJO PIMENTEL NETO (ADVOGADO TITULA...
CARLOS DE ARAUJO PIMENTEL NETO (ADVOGADO TITULAR DO ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA CARLOS DE ARAUJO PIMENETL NETO ADVOGADOS ASSOCIADOS) Muito nos alegra a vitória do Dr. Fernando Grella Vieira. Pessoa reconhecidamente portadora de notável saber jurídico, mas, sobretudo, um ser humano digno de elogios, um exemplo a ser seguido. Para o MPE será, sem dúvida, uma grande gestão. Para a classe dos advogados, um alento. Tomara que o governador José Serra respeite a tradição e nomeie o primeiro da lista. Carlos de Araujo Pimentel Neto
17/03/2008 05:37 CrisProf (Professor Universitário - Ambiental)
Embora conste que a maioria dos governadores ve...
Embora conste que a maioria dos governadores venha se comportado de maneira relativamente democrática na escolha do chefe dos promotores (segundo a associação nacional dos promotores a maioria esmagadora deles tem escolhido sempre o mais votado), acredito que o Serra não siga o exemplo e termine fazendo como Requião fez no Paraná e o Aécio em Minas Gerais: nomeie aquele que lhe seja de maior conveniência política, ainda que não tenha sido o que teve mais votos na lista dos promotores.
16/03/2008 13:55 veritas (Outros)
Por que nenhuma promotora concorreu ao cargo ? ...
Por que nenhuma promotora concorreu ao cargo ? Acho que não é adequado a denominação de situação e oposição , pois o que se deve buscar e focar é a melhor proposta para a cidadania .

A seção de comentários deste texto foi encerrada em 24/03/2008.