Notícias

5 março 2008

Adeus à Corte

Para Marco Aurélio, Ellen indicou que sairá do Supremo

Por Aline Pinheiro

As especulações sobre a possível saída antecipada da ministra Ellen Gracie do Supremo Tribunal Federal ganharam um capítulo especial na sessão desta quarta-feira (5/3) no tribunal. O ministro Marco Aurélio, em tom de brincadeira, afirmou que a atitude de Ellen de antecipar o voto pode confirmar o que a imprensa tem dito sobre a proximidade da aposentadoria da ministra.

A afirmação foi feita durante o julgamento da constitucionalidade das pesquisas com células-tronco embrionárias. O relator, Carlos Britto, votou a favor da pesquisa. Em seguida, o ministro Menezes Direto pediu vista. Foi então que a ministra Ellen Gracie anunciou que adiantaria seu voto.

Marco Aurélio não perdeu tempo. Disse, sorrindo, que recebia o adiantamento do voto da ministra com tristeza, porque indicaria que, de fato, ela antecipará a aposentadoria. “Acaba de confirmar que nos deixará nos próximos dias.” Ellen Gracie ficou um pouco ruborizada, mas não se abalou. Continuou seu pronunciamento como se nada tivesse acontecido e também votou a favor da pesquisa.

Há notícias de que a ministra deixará o tribunal em abril, quando deixa a Presidência da Corte. Fontes próximas à ministra dão como certa a saída dela. O destino mais provável seria a Corte Internacional de Haia, na Holanda.

Em dezembro do ano passado, o jornal O Estado de S. Paulo já trazia reportagem sobre a saída de Ellen. Segundo o jornal, Ellen teria dito a colegas do Supremo que seu ciclo no tribunal já estava próximo do fim. Na ocasião, a ministra afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não tinha planos de deixar o STF, mas de continuar nos julgamentos ao lado dos seus colegas, depois que acabar seu mandato como presidente.

A saída de Ellen Gracie garantiria a Lula o direito de indicar seu oitavo ministro para o STF. Desde que foi eleito, em 2003, o presidente nomeou os ministros Cezar Peluso, Carlos Britto, Joaquim Barbosa, Eros Grau, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Menezes Direito.

Aline Pinheiro é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 5 de março de 2008

Comentários

Comentários de leitores: 16 comentários

11/03/2008 10:56 Gilberto Serodio Silva (Bacharel - Civil)
Transcrevo e faço minhas as palavras de leitor ...
Transcrevo e faço minhas as palavras de leitor de Salvador- BA, publicada 10 de Março de 2008, na seção cartas da Tribuna da Imprensa do RJ, valendo ressalvar que os comentários desairosos, vulgares aqui lançados por covardes que se escondem atrás de psudonimos, devem ser acólitos bem mandados da cúpula de podres poderes do TJ/RJ, tratados com a maior isonomia e impessoalidade pela digna Ministra quando presidindo no CNJ: Segue transcrição: Merece ser registrada a exemplar categoria com que a Ministra Ellen Gracie exece a presidência do Supremo Tribunal Federal. Revela classe, isenção e operância diante das mais diversas vicissitudes funcionais. Procura conferir solenidade aos atos, em razão do ofício, sempre pautados nos canônes da justa medida. Save fortalecer os dons inatos com atributos adquiridos, formando uma personalidade aureolada de raro equilíbrio. Tem feito por merecer a admiração de que se tornou alvo. Enriquece o currículo da ministra o dificil concurso que a alçou ao Ministério Público Federal, em cuja vanguarda de atuação firmou-se como nome de destaque. estão cobertas de justo envaidecimento as mulheres brasileiras. Que Deus ilumine sempre o caminho de Ellen Gracie. Para o bem do Brasil! Hugo Gomes da Almeida - Salvador - BA. Subscreve e endossa aplaudindo: Gilberto Seródio. Niterói - RJ.
9/03/2008 19:44 Luiz Guilherme Marques (Juiz Estadual de 1ª. Instância)
A Ministra Ellen Gracie, no STF brasileiro, pod...
A Ministra Ellen Gracie, no STF brasileiro, pode ser comparada a John Marshall na Suprema Corte americana. A única diferença é que o mandato dela não pode ultrapassar a dois anos, o que é uma pena. Em casos como esse, o ideal seria a vitaliciedade, como ocorre com os membros da Suprema Corte dos EUA.
7/03/2008 18:19 futuka (Consultor)
hmmm ..estou entre "os ministros Cezar Peluso, ...
hmmm ..estou entre "os ministros Cezar Peluso, Carlos Britto, Joaquim Barbosa, Eros Grau, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Menezes Direito"..será o óbvio?!

Ver todos comentários

A seção de comentários deste texto foi encerrada em 13/03/2008.