População pede vingança, não Justiça, diz José Carlos Dias

7/07/2008 20:35Antonio Cândido Dinamarco (Advogado Autônomo - Criminal)Sabem qual é o problema ? O legislador brasilei...
Sabem qual é o problema ? O legislador brasileiro é casuístico : ele legisla de olho nos acontecimentos atuais. E, agora, a moda é a vingança. acdinamarco@aasp.org.br
25/05/2008 10:24Gini (Servidor)Esse Sr. José Carlos Dias pensa q. todo mundo é...
Esse Sr. José Carlos Dias pensa q. todo mundo é besta e seguirá sua linha de pensamento. Tá defendendo o bolso dele. Papo furado esse, aquele casal do inferno tem mais é que ficar preso pelo grande sofrimento causado à pequena Isabela. Imaginem vcs. terem o pescoço apertado até perder os sentidos, a agonia de querer respirar e não conseguir, o desespero dessa criança... É demais pra mim. Só não é pra esse sujeito que vem defender esses desgraçados.
24/05/2008 14:07nadia (Funcionário público)Eu não entendo o porque desse senhor querer def...
Eu não entendo o porque desse senhor querer defender tanto esse caso Nardoni, a população não quer vingança, ela quer realmente é justiça é disso que estamos com muita sede! Cansamos de ver casos, em que a Lei privilegia assassinos, a midia fez muito bem em dar tanto ênfase ao caso, assim como a Policia agiu corretamente, tem que se acabar com essa tal de segredo de justiça que privilegia assassinos frios, é excelente que todos saibam nas minúcias como o caso se passou e está se passando, assassino tem que ficar detido sim, e não se beneficiar de Leis, assassinos frios que matam pais, filhos e pais de família não podem ficar impunes! Esse senhor queria que esse casal ficasse gozando de liberdade para jogar outro de seus dois filhos que continuam vivos, também pela janela? num momento de turvação de sentidos? Ah! tem dó! esses casos tem que ser bastante veiculados mesmos, tem que ter muita propaganda, tem que ter muita mídia, e quem cometeu tem que ser punidos mesmo para que outras pessoas sejam alertados do que pode acontecer se cometerem um crime, hj mata-se por nada justamente por saber que a Lei é muito compreensiva e complacente! Quem assassina, tem que ficar sim trancafiado, desde o momento que cometeu o crime até a hora que já tiver cumprido, não 1/3 da pena mas deveriam ficar presos perpetuamente!Chega de tantas benesses da Lei!
23/05/2008 19:59Júnior Brasil (Advogado Autônomo - Consumidor)E A DEFESA TENTARÁ DEMONSTRAR PARA SETE LEIGOS ...
E A DEFESA TENTARÁ DEMONSTRAR PARA SETE LEIGOS QUE ELES NÃO A MATARAM. O MELHOR SERIA SE ESTA MESMA DEFESA PUDESSE DEMONSTRAR SUA TESE PARA JUÍZES E NÃO UM "CONSELHO DE LEIGOS ALIENÁVEIS". O BRASIL PRECISA ACABAR COM ESSE CIRCO CHAMADO "TRIBUNAL DO JÚRI"!
23/05/2008 14:14drnakatani (Advogado Assalariado)Desculpem-me os demias membros do MP, pois tamb...
Desculpem-me os demias membros do MP, pois também me equivoquei ao generalizar, mas sendo mais específico, sera que o Sr. parquet esqueceu-se de sua premissa básica "atuar como defensor da lei' e não como mero acusador, pois até onde me lembro, instigar a "vingança social" não pode ser considerado como defesa de quaisquer dos princípios legais.
23/05/2008 14:06drnakatani (Advogado Assalariado)Só para saber será que os membros do parquet se...
Só para saber será que os membros do parquet se esqueceream que primordialmente devem, temo dever de ofício de agir como "custus legis", e não como neros acusadores e defensores de aplicação de penas sem que finde o devido processo legal?
22/05/2008 23:06veritas (Outros)HAAA SE É UM PÉ RAPADO QUE O PAI É UM HUMILDE T...
HAAA SE É UM PÉ RAPADO QUE O PAI É UM HUMILDE TRABALHADOR...
22/05/2008 23:05veritas (Outros)QUANDO NÃO SE TEM JUSTIÇA NO DIA DIA ,SEMPRE TE...
QUANDO NÃO SE TEM JUSTIÇA NO DIA DIA ,SEMPRE TEM O DESVIO DA VINGANÇA E DA JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS . DEUS NOS PROTEJA DESTAS BARBARIES.
22/05/2008 16:51Parquet (Promotor de Justiça de 1ª. Instância)O que se espera das pessoas? Que não mais expri...
O que se espera das pessoas? Que não mais exprimam os seus sentimentos, as suas revoltas e indignações frente à injustiça, à impunidade? É salutar a irresignação da sociedade, que clama, sim, por justiça. Aliás, a sanção penal impingida ao criminoso também possui o caráter retributivo, isto é, pune-se, com o mal da pena, o mal causado pelo crime. Portanto, a "vingança" (ou retribuição) é mera decorrência da imposição de pena ao autor de crime. Tivesse a reprimenda o caráter exclusivamente preventivo, provada a sua desnecessidade, deveria o juiz deixar de aplicá-la, mesmo nos casos em que reconhecida a culpa do réu. Não é o que ocorre, felizmente.
22/05/2008 16:17Radar (Bacharel)Tenho dificuldades em entender o que realmente ...
Tenho dificuldades em entender o que realmente esses tais "juristas" querem. O que afinal chamam de equilíbrio na divulgação do caso? Um tipo de auto-censura, quiçá exercida através de subjetivos códigos de conduta ética? Em que país do mundo um caso como esse não causaria comoção social? Não tem o indivíduo o direito de fazer seus julgamentos na esfera privada, ainda que municiado pelas informações e desinformações em tempo integral? Somos livres, ou não? Só falta o sr. José Carlos Dias dizer que o papel da sociedade é o de ler uma notícia dessas; murmurar um "que coisa, não?" e depois esquecer o caso. Assim, sem a vigilância social, os autores do fato acabarão sendo absolvidos, e quiçá a culpa imputada à vítima. Por fim, como costuma acontecer, a comunidade jurídica internacional nos condenará por omissão em reprimir crimes tão hediondos.
22/05/2008 15:30Paulo Francis (Advogado Autônomo - Civil)A medida que o Estado brasileiro não dá conta d...
A medida que o Estado brasileiro não dá conta de eficaz aplicação do direito, de legislação no interesse publico e de fisiologismo do executiv, cada vez mais o povo tende a se manifestar com idéias de vingança. Não é vingança o que o povo clama. Esta comoção é efeito da desilusão, do desencanto coletivo com o que chamamos de instituições que não demonstram ainda a que vieram. Faltam paradigmas positivos para o povo. Não dá pra esperar outra reação. Com certeza, estamos voltando a barbarie. E isto éresponsabilidade das chamadas "elites". Resgatar os valores melhores da humanidade é nosso grande desafio.
22/05/2008 13:46www.professormanuel.blogspot.com (Bacharel)Concordo com Luismar: "O povo não é bem-vind...
Concordo com Luismar: "O povo não é bem-vindo nas questões da administração da justiça, assunto privativo da elite jurídica". E com GCXK: "A população quer vingança porque não acredita mais na Justiça, que não pune adequadamente os criminosos. O Brasil tem o Direito Penal mais frouxo do mundo". Caro Armando, no facismo a imprensa é controlada. Não existe espaço para pressão popular. Exceto a determinada pelo regime.
22/05/2008 13:36GCXK (Advogado Assalariado)A população quer vingança porque não acredita m...
A população quer vingança porque não acredita mais na Justiça, que não pune adequadamente os criminosos. O Brasil tem o Direito Penal mais frouxo do mundo. O resultado disso é uma das mais altas taxas de homicídio. A população tem que se defender de alguma forma: linchamentos, grupos de extermínio, violência policial, etc.
22/05/2008 13:05Lélio Braga Calhau(www.novacriminologia.com.br) (Promotor de Justiça de 1ª. Instância)O Brasil vive atualmente o ápice do Direito Pen...
O Brasil vive atualmente o ápice do Direito Penal inimigo. Ora, ora, isso é retórica. Aliás, fala o professor ou o advogado criminal? Excessos, existem, devem ser coibidos com certeza (em todas as profissões da Justiça: juízes, promotores e advogados). Mas falar que o Brasil vive o ápice do Direito Penal do Inimigo, ora, isso não tem o mínimo fundamento. Aliás, a quantidade de livros publicados sobre o tema é também pequena, o que demonstra que o assunto nem é muito recepcionado no país. Em verdade, há alguns que confundem "Política Criminal" com "Direito Penal". Misturam as coisas. E muita gente ganha dinheiro com isso. Muita gente.
22/05/2008 12:31Armando do Prado (Professor)Ou então acabemos com o poder judiciário, rasgu...
Ou então acabemos com o poder judiciário, rasguemos a CF, e que cada um faça a justiça, na medida do clamor popular, no estilo cristo X barrabás.
22/05/2008 12:28Armando do Prado (Professor)E isso é fascismo. Era assim que o estado alemã...
E isso é fascismo. Era assim que o estado alemão nazista resolvia suas diferenças com os adversários: mobilizando as massas via ministério da propaganda, para que prevalecesse o sadio espírito dos alemães. Justiça, parece ser um pouco diferente.
22/05/2008 11:55Hamil MT (Bacharel)O Dr. José Carlos Dias é um profissional e home...
O Dr. José Carlos Dias é um profissional e homem inteligentíssimo, merece respeito, todavia, enfatizemos, é advogado dos supostos criminosos (assassinos, estrupadores, ...) e ganha um bom dinheiro com isso porque é renomado. A mídia, o promotor, a polícia tiveram um comportamento absolutamente normal; a população leiga tem pleno direito de saber o que acontece no Caso Nardoni e outros. Talvez o que o Dr. José Carlos queira é que este país continue a ser o país da impunidade, pois assim sua "colheita" sempre estará segura, em tribunais que só aplicam a lei para ladrão de galinha. Este é o país de safados: Executivo, legislativo e Judiciário, seus integrantes se não são corruptos e inertes, são omissos, porque só visam somente interesse próprio.
22/05/2008 11:27Luismar (Bacharel)O povo não é bem-vindo nas questões da administ...
O povo não é bem-vindo nas questões da administração da justiça, assunto privativo da elite jurídica. Tanto que já virou lugar comum dizer que "comoção social" e "clamor público" não justificam prisão. Vontade e opinião do povo são irrelevantes e desprezíveis. Apesar de dele emanar "todo o poder", como diz - ficticiamente - a Constituição Federal.
22/05/2008 10:23ACUSO (Advogado Autônomo - Dano Moral)No caso da pequena Isabella, dois fatos impr...
No caso da pequena Isabella, dois fatos imprecionam-me muito: o primeiro é o altissimo grau de periculosidade do casal assassino e o segundo com a disposição de muitos Cardeais do Direito de defenderem na midia, os assassinos e desconsiderarem o resultado brutal que resultou na morte da indefesa criança. O ex ministro da justiça Jose Carlos Dias defende os criminosos e ignora o resultado monstruoso final dos crimes hediondos cometidos contra a pessoa da Isabella, porque a criança não foi em vida, sua filha ou sua neta. Eu gostaria imensamente de fazer-lhe a seguinte pergunta : e se a Isabella tivesse sido sua neta, o seu ( bruto) discurso seria o mesmo ? Ele , certamente, calaria ! Nota ZERO para o ex-ministro !
22/05/2008 09:25Ricardo (Auditor Fiscal)Blá, blá, blá! Soltem todos os criminosos para...
Blá, blá, blá! Soltem todos os criminosos para acabar com a "vingança"!

Comentários encerrados em 30/05/2008

A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.