Notícias
20 maio 2008
Vulcão em erupção
OAB pede reforço na segurança da Raposa Serra do Sol
O conselho federal da OAB pediu reforço na segurança na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em relatório divulgado nesta terça-feira (20/5). “A questão urgente e fundamental é, sem sombra de dúvida, sobre a preservação de vidas e direitos humanos de índios e não-índios”, descreve o relatório assinado pelos conselheiros Agesandro da Costa Pereira e Lúcio Flávio Sunakozana.
Segundo a OAB, o reforço pode ser tanto da Polícia Federal como da Força Nacional, Polícia Militar e Exército. Ele é necessário, de acordo com a entidade, inclusive para que seja cumprida a decisão que o Supremo Tribunal Federal tomará sobre a questão. Os conselheiros afirmam que a situação é a de um vulcão prestes a entrar em erupção. A PF e Força Nacional já mantêm um efetivo de 600 homens na reserva para garantir a segurança e desarmar as pessoas.
“Qualquer que seja o rumo da medida aguardada, são temerárias as reações que podem se tornar incontroláveis e nefastas em relação aos Direitos Fundamentais, em especial da dignidade humana, de todos os moradores, índios ou não-índios, naquele estado, mormente na região da Raposa Serra do Sol”, conclui o documento. O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, já avisou que a vai fazer o pedido de reforço aos ministros da Justiça, Tarso Genro, e da Defesa, Nelson Jobim. “A situação é delicada”, afirmou.
A entidade pede também que as autoridades e o Ministério Público Federal e Estadual sejam oficiados para apurar ameaças de violência e seqüestro. O relatório foi elaborado depois de visita ao local feita pelos conselheiros nos dias 8 e 9 de maio. O documento (leia abaixo) será enviado ao ministro Carlos Britto, do STF, que é o relator da ação que contesta a demarcação contínua da reserva indígena.
Os advogados pedem à Comissão de Estudos Constitucionais da OAB que elabore um parecer “sob o prisma constitucional” sobre a demarcação, os direitos adquiridos alegados pelos produtores e sobre a questão da fronteira. “Todos esses temas são fulcrais e ora defendidas ou atacadas por todas as pessoas daquele Estado, para que se possa ter um fundamento jurídico-constitucional sobre a questão”, afirmam os conselheiros.
Segundo Cezar Britto, “se a Comissão concluir a sua análise antes da decisão do STF encaminharemos nosso posicionamento ao ministro Ayres Britto”. A previsão é de que o Supremo julgue o caso no mês de junho.
Nesta terça-feira (20/5), o OAB fez ainda um debate em que participaram o governador de Roraima, José de Anchieta Junior (PSDB), e o presidente da Funai, Márcio Meira. Para o Anchieta, que tenta anular a demarcação, há um risco permanente na sua região de novos conflitos. Já o presidente da Funai disse que o fim da demarcação contínua na reserva pode provocar uma série de ações judiciais que ameaçarão as demais áreas indígenas no país.
Nos próximos dias, a OAB fará outro debate sobre a questão. Foram convidados Nelson Jobim e o general Augusto Heleno, comandante da Amazônia.
Leia o relatório da OAB
Missão: Visita de Conselheiros Federais da OAB ao Estado de Roraima sobre a questão que envolve a demarcação de área indígena — TI Raposa Serra do Sol, para levantamento, averiguação, coleta de dados e documentos e oitiva de autoridades, indígenas, instituições, produtores rurais e população em geral.
Daniel Roncaglia é repórter da revista Consultor Jurídico.
Revista Consultor Jurídico, 20 de maio de 2008
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 20/05/2008 Direito do índio vem da ocupação, não da demarcação
- 20/05/2008 Instituto defende demarcação da Raposa Serra do Sol
- 17/05/2008 USP faz ato contra revisão de demarcação de reserva
- 14/05/2008 Precedente do Supremo favorece índios da Serra do Sol
- 13/05/2008 Partes têm de acompanhar ministros à Raposa Serra do Sol
- 10/05/2008 Tendência de Britto é manter demarcação de reserva
- 09/05/2008 PF diz que continua a apreender armas em reserva
- 09/05/2008 Justiça Federal analisa conflitos em reservas indígenas
- 06/05/2008 STF autoriza diligências da PF na Raposa Serra do Sol
- 29/04/2008 Para PGR, demarcação da Raposa Serra do Sol é regular
- 27/04/2008 Área contínua em reserva indígena compromete soberania
- 24/04/2008 Gilmar rebate críticas ao ativismo do STF em matéria política
- 23/04/2008 Raposa Serra do Sol desafia capacidade dos ministros do STF
- 22/04/2008 PF reclama de condições de trabalho em Roraima
- 20/04/2008 Raposa Serra do Sol sintetiza as contradições da sociedade
- 19/04/2008 Há um retrocesso na política de demarcação de terras
- 18/04/2008 Judiciário é defasado em direitos humanos, diz Paulo Vannuchi
- 18/04/2008 Ao STF cabe viabilizar a Constituição, detalhista e vazia
- 16/04/2008 Crise na reserva indígena de Roraima era previsível
- 12/04/2008 Decisão do Supremo evitou tragédia em Raposa Serra do Sol
- 10/04/2008 STF mantém suspensa desocupação da reserva indígena
- 09/04/2008 PF está impedida de retirar não-índios de reserva
- 09/04/2008 Roraima quer suspender retirada de não índios de reserva
- 22/02/2008 STF nega recurso contra demarcação de reserva indígena
- 14/09/2007 Supremo não suspende demarcação da Raposa Serra do Sol
- 10/09/2007 Roraima tenta derrubar demarcação de terra indígena
- 20/05/2007 Índios encontram dificuldade para demarcar terra
- 06/05/2007 Produtores de arroz permanecem em Raposa Serra do Sol
- 06/08/2006 STF julga reintegração de posse contra índios de Roraima
- 29/06/2006 STF deve julgar conflito da reserva Raposa Serra do Sol
- 07/04/2006 STF mantém portaria sobre demarcação de reserva indígena
Comentários
Comentários de leitores: 0 comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 28/05/2008.