Água no leite

Produtores acusados de adulterar leite são denunciados

Autor

19 de maio de 2008, 18h18

O Ministério Público Federal em Uberaba (MG) denunciou 18 pessoas por crime contra a saúde pública e formação de quadrilha. Os fatos que resultaram na denúncia foram objeto da Operação Ouro Branco, que investigou a adulteração do leite produzido por duas cooperativas mineiras: a Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande (Copervale), com sede em Uberaba, e a Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro (Casmil), sediada em Passos.

De acordo com o MPF, a fraude vinha ocorrendo há aproximadamente dois anos. O leite era recebido dos produtores rurais e, no beneficiamento, uma solução química composta por soda cáustica, ácido cítrico, citrato de sódio, sal, açúcar e água era adicionada ao produto para aumentar seu volume e o prazo de validade.

“A fórmula química, desenvolvida pelo denunciado Pedro Renato Borges, era adicionada ao leite cru na proporção de 8% a 10% e permitia, a um só tempo, aumento do volume e do prazo de validade do leite, na medida em que, com a adição de todas as substâncias, além de diminuir a respectiva acidez, mantinha-se inalterada a densidade e o ponto de congelamento do produto, sem que o exame de crioscopia constatasse a quantidade de água inserida no leite”, relata a denúncia.

Foram denunciados o diretor-presidente da Copervale, Luiz Gualberto Ribeiro Ferreira, o engenheiro químico Pedro Renato Borges, o fiscal agropecuário federal Afonso Antônio da Silva, o gerente industrial da Copervale Romes Monteiro da Fonseca Júnior, responsável por supervisionar o processo de adulteração, além dos funcionários da cooperativa que, segundo o MPF, tinham conhecimento da fraude.

Em relação à maioria dos funcionários, o MPF requereu a aplicação dos benefícios da delação premiada, em virtude de sua colaboração para o esclarecimento dos fatos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!