Roupa nova

Perucas e antigas togas de juízes britânicos serão aposentadas

Autor

18 de maio de 2008, 16h58

Os magistrados da Inglaterra e do País de Gales não usarão mais, a partir de outubro, as perucas brancas feitas com crina de cavalo e as antiquadas togas que vestem desde o século XVIII. Mas nem todos dispensarão a vestimenta. Os juízes criminais continuarão com a peruca.

O responsável pela mudança é lorde Nicholas Phillips, o mais alto magistrado nos tribunais da Inglaterra e do País de Gales. Para ele, as antigas togas e as perucas não combinam com os tempos atuais. A nova toga foi desenhada pela estilista britânica Betty Jackson. A informação é da agência AFP.

A beca continua a ser da cor preta, mas é mais estilosa e moderna. A vestimenta tem logo abaixo do pescoço duas faixas verticais de diferentes cores que indicam a hierarquia do juiz.

A editora de moda do jornal The Guardian, Hadley Freeman, disse que a nova toga deixa os juízes com cara de “pregadores malvados” e personagens do espaço. “Olhem para este pobre homem, em vez de parecer majestoso, o mais alto magistrado, lorde Phillips, se parece ao homem que vende ingressos para a ‘Experiência Star Trek’, no hotel Ceasar’s Palace em Las Vegas”, opinou Freeman.

Uma pesquisa feita em 2003 indicou que mais de dois terços dos entrevistados queriam eliminar a peruca em casos civis, enquanto a maioria afirmou que em julgamentos criminais os juízes deveriam continuar a usá-las.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!