Desvio de verbas

PF cumpre 38 mandados de prisão por fraudes no PAC

Autor

20 de junho de 2008, 11h17

A Polícia Federal iniciou, nesta sexta-feira (20/6), a Operação João de Barro para cumprir 231 mandados de busca e apreensão e 38 mandados de prisão temporária. Os alvos são suspeitos de desvio de recursos repassados pela União aos estados, Distrito Federal e municípios em convênios ou empréstimos cedidos pela Caixa Econômica Federal e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) nas chamadas transferências voluntárias da União. As informações são da Agência Brasil.

Grande parte dessas transferências se destina a custear obras que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento. De acordo com a PF, os projetos já receberam R$ 700 milhões para sua execução. Os mandados estão sendo cumpridos nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Tocantins, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal. Mil policiais federais participam da operação.

Os mandados de prisão foram expedidos pelo juiz Hermes Gomes, da 2ª Vara de Governador Valadares (MG) e os de busca e apreensão, pelo Supremo Tribunal Federal. Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Federal, ainda não há balanço sobre a Operação João de Barro. Mais detalhes dobre a ação da PF devem ser apresentados durante entrevista coletiva, às 15h, em Brasília.

Segundo nota divulgada pela PF, uma auditoria do Tribunal de Contas da União feita em 29 municípios do leste mineiro encontrou indícios de fraude na execução de obras. A auditoria foi feita a partir de denúncias veiculadas na imprensa e, logo após, a investigação policial desarticulou um esquema de desvio de verbas destinadas à construção de casas populares e estações de tratamento de esgoto.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!