Mulher no comando

Lina Maria Vieira substitui Rachid na Receita Federal

Autor

31 de julho de 2008, 18h57

Lina Maria Vieira, que já foi duas vezes secretária da Tributação no Rio Grande do Norte, é a nova secretária da Receita Federal. A edição do Diário Oficial da União publicou, nesta quinta-feira (31/7), nota confirmando que o secretário Jorge Rachid, deixou o cargo.

Rachid era um dos últimos integrantes da equipe do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci que ainda permanecia no governo, informa reportagem da Agência Estado.

Lina Maria Vieira passou a trabalhar no Ministério da Fazenda em 1976. Segundo informações divulgadas pela Assessoria de Imprensa do Ministério da Fazenda, é formada desde 1974 pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, em São Paulo, e pós-graduada em direito tributário na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Por vários anos, ela trabalhou no Rio Grande do Norte. Primeiro, foi secretária da Tributação do governo do estado de 1995 a 1998. Em 2003, voltou a assumir o cargo no governo do estado, e nele ficou até 2007. Por concurso público, entrou em 1976 para os quadros de funcionários do Ministério da Fazenda e trabalhou em Brasília em 1982. Neste ano, foi responsável pela supervisão do Grupo de Revisão de Declarações do Imposto de Renda de Pessoas Físicas. Em 1983, em Natal (RN), foi responsável pela Divisão de Fiscalização da Delegacia da Receita Federal em Natal (RN).

De 1983 a 1995, ainda na capital do Rio Grande do Norte, trabalhou como assistente do delegado da Receita Federal, coordenadora do Núcleo da Escola de Administração Fazendária em Natal, delegada do Ministério da Fazenda no estado e delegada da Receita Federal em Natal. De 1999 a 2002, Lina Vieira foi conselheira-representante do Ministério da Fazenda no 1º e no 2º Conselhos de Contribuintes.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!