Guerra Santa

Universal pega carona com Protógenes e ataca jornalista

Autor

30 de julho de 2008, 20h06

A Folha Universal, jornal oficial da Igreja Universal do Reino de Deus, resolveu embarcar nos relatórios parciais do delegado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz, que comandou a Operação Satiagraha. Em sua última edição, nas ruas desde o fim de semana, a Universal aproveita para atacar a jornalista Elvira Lobato, do jornal Folha de S. Paulo, que venceu sucessivas batalhas jurídicas nas ações movidas por fiéis da igreja.

O jornal reproduz trechos do relatório de Protógenes em que Elvira Lobato é mencionada, juntamente com outros jornalistas, por manter contatos telefônicos com o investidor Naji Nahas. E ainda: abre uma página com o título “jornalistas sob investigação e subtítulo “Elvira Lobato, a mesma repórter que atacou a Igreja Universal, é agora alvo da Polícia Federal”.

O detalhe é que o jornal não levou em conta o relatório final do delegado. O capítulo sobre o “papel da mídia na investigação” foi o que sofreu os maiores cortes. Com exceção da repórter Andréa Michael, os outros jornalistas mencionados foram excluídos.

Mesmo assim, em seu editorial, a Folha Universal escreve: “No detalhado relatório da PF sobre as atividades supostamente ilegais do banqueiro Daniel Dantas e do investidor Naji Nahas saltam os nomes de alguns jornalistas que manteriam estreitas ligações com ambos e, portanto, estão sob investigação. Entre eles, um chama a atenção: o de Elvira Lobato, da Folha de S. Paulo, a mesma que acusou, recentemente, a Igreja Universal de praticar lavagem de dinheiro com o dízimo dos evangélicos, sem nada provar”.

Elvira Lobato entrou na mira da Universal há cerca de seis meses. Mais de 90 fiéis e pastores da igreja entraram na Justiça contra a Folha de S. Paulo e a jornalista, autora da reportagem a “Universal chega aos 30 anos como império empresarial”, publicada em 15 de dezembro de 2007, sobre o patrimônio da Universal.

Os pedidos de indenização, com muitos parágrafos idênticos, foram apresentados em Juizados Especiais em vários estados. Os pedidos também foram ajuizados contra os jornais O Globo e Extra. Por enquanto, a jornalista e a Folha de S. Paulo têm levado a melhor na Justiça.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!