Notícias
23 julho 2008
Permissão do Estado
Bafômetro é dever criado pela concessão de dirigir, diz PRF
Fazer o teste de bafômetro não é produção de prova contra si, mas um dever imposto pela concessão de dirigir. A interpretação é do inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Alexandre Castilho.
A nova Lei Seca (11.705/08) determina que, ao ser parado pela Polícia, o motorista que se recusar a fazer o teste de bafômetro perde a permissão de dirigir por um ano, é multado em R$ 955 e tem o carro retido. Segundo Castilho, essa permissão não é um direito do cidadão, mas uma concessão pública.
“Na verdade, ninguém tem o direito de dirigir. As pessoas têm o direito de ir e vir, à vida, à propriedade, à manifestação intelectual, mas ninguém nasce com o direito de dirigir. As pessoas buscam do Estado uma permissão para dirigir, e essa permissão é um título temporário, precário e que pode ser cassado a qualquer momento”, afirmou Castilho à Agência Brasil.
O inspetor, que é coordenador de comunicação da PRF, diz que ninguém vai ser preso e algemado por não soprar no bafômetro. No entanto, ele perderá a licença para dirigir.
Na interpretação de Castilho, a garantia oferecida pelo artigo 8º do Pacto de São José da Costa Rica, de que ninguém pode fazer prova contra si mesmo, vale no caso do Direito Penal. Para ele, o direito de dirigir é administrativo. Fazer o teste é um critério para que o motorista assegure a permissão que lhe foi concedida pelo Estado, diz o inspetor.
Para Castilho, o teste de bafômetro pode ser legalmente comparado ao teste clínico e psicotécnico que o motorista faz quando tira a carteira de habilitação.
Outras visões
A desembargadora Márcia Milanez, do Tribunal de Justiça de Minais Gerais, deu salvo-conduto para o advogado Leonardo Costa Ferreira de Melo não fazer o teste de bafômetro. A decisão foi baseada no princípio de que ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo. Em São Paulo, houve outra decisão no mesmo sentido.
Já a desembargadora Elba Aparecida Nicolli Bastos, do 2º Grupo Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, suspendeu dois Habeas Corpi preventivos contra a Lei Seca até a decisão que o Supremo Tribunal Federal irá tomar sobre ela em Ação Direta de Inconstitucionalidade.
Outra interpretação é a de que a Lei Seca pode beneficiar os motoristas alcoolizados que foram processados criminalmente e que não passaram por teste de bafômetro ou exame de sangue. Com a nova redação do Código Nacional de Trânsito, o simples teste visual do médico do IML pode ser descaracterizado como prova judicial. Liminar da desembargadora Sandra de Santis, da 1ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, sinaliza a possibilidade desse entendimento.
Revista Consultor Jurídico, 23 de julho de 2008
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 22/07/2008 Justiça livra advogado de fazer teste do bafômetro
- 21/07/2008 Suspensa tramitação de Habeas Corpus contra Lei Seca
- 19/07/2008 Lei seca reduziu acidentes e, por isso, merece aplausos
- 18/07/2008 Teste clínico não é suficiente para comprovar embriaguez
- 17/07/2008 Lei Seca acabou por anistiar motoristas irresponsáveis
- 16/07/2008 Lei Seca pode reduzir acidentes, mas provoca injustiças graves
- 13/07/2008 Presidente do Supremo é o libertador da República
- 11/07/2008 Advogado não consegue se livrar de regras da Lei Seca
- 11/07/2008 Advogado pode se negar a fazer teste de bafômetro
- 09/07/2008 Lei seca pode beneficiar motorista bêbado que é autuado
- 09/07/2008 Impor teste do bafômetro é regredir aos tempos da Ditadura
- 07/07/2008 STF vai julgar mérito da ação contra Lei Seca em agosto
- 07/07/2008 Legislador não alcançou seus objetivos com a lei seca
- 07/07/2008 Lei Seca irá se esvaziar por causa de sua inocuidade
- 01/07/2008 Promotor que dirigia bêbado terá de se explicar para MP
- 30/06/2008 Em dez dias de lei em vigor, foram presos 665 motoristas
Comentários
Comentários de leitores: 27 comentários
Quando não há argumentos, passa-se à violência ...
o alexandre de quê mesmo ..deve estar de brinca...
Meu Deus, de onde ele tirou isso? Eu respeito t...
Ver todos comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 31/07/2008.