Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Punição em série

Oito réus são punidos por crimes pela internet em Florianópolis

Oito réus foram condenados, em Florianópolis (SC), às penas de prisão e multa por participação em uma quadrilha que praticava crimes pela internet. De acordo com a denúncia, dentre os delitos praticados estão: furto, quebra de sigilo, interceptação de comunicação, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

A Vara Federal Criminal de Florianópolis condenou I.S.S., que se intitulou empresário e atuou como mentor dos golpes, a 20 anos de reclusão, mais multa de aproximadamente 20 salários mínimos. O réu já está preso em função de outro processo. Ele teve a prisão preventiva decretada nessa ação penal e também foi condenado por lavagem de dinheiro.

Os outros sete acusados tiveram penas que variaram de dez meses a nove anos de prisão, mais pagamento de multa. O grupo poderá apelar da sentença em liberdade ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Três réus foram absolvidos.

A denúncia

De acordo com as acusações, os réus usaram a internet para transferir dinheiro para contas de intermediários (laranjas). A quadrilha também pagava títulos e fazia compras, em prejuízo de correntistas e das instituições. As transações foram efetuadas a partir da apropriação indevida de dados dos titulares das contas.

As investigações começaram em novembro de 2004 e geraram a denominada Operação Net Livre II, sob responsabilidade da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio da Polícia Federal em Santa Catarina. Em novembro de 2005, foi decretada a prisão preventiva de sete suspeitos, liberados meses depois. A ação policial interceptou mais de 69 mil ligações telefônicas.

Processo nº 2005.72.00.014118-9

*Texto alterado às 13h25 do dia 17 de maio de 2016 para supressão de nomes.

Revista Consultor Jurídico, 21 de julho de 2008, 18h02

Comentários de leitores

1 comentário

Fica a sensação de troca de bastão. Diariamente...

Bira (Industrial)

Fica a sensação de troca de bastão. Diariamente, vendem nossos e-mails a quadrilhas que exploram sempre as mesmas falhas ou de sistema ou do psicologico. E nada muda, como se não houvesse governo ou este fosse "sócio" da bandidagem.

Comentários encerrados em 29/07/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.