Punição em série

Oito réus são punidos por crimes pela internet em Florianópolis

Autor

21 de julho de 2008, 18h02

Oito réus foram condenados, em Florianópolis (SC), às penas de prisão e multa por participação em uma quadrilha que praticava crimes pela internet. De acordo com a denúncia, dentre os delitos praticados estão: furto, quebra de sigilo, interceptação de comunicação, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

A Vara Federal Criminal de Florianópolis condenou I.S.S., que se intitulou empresário e atuou como mentor dos golpes, a 20 anos de reclusão, mais multa de aproximadamente 20 salários mínimos. O réu já está preso em função de outro processo. Ele teve a prisão preventiva decretada nessa ação penal e também foi condenado por lavagem de dinheiro.

Os outros sete acusados tiveram penas que variaram de dez meses a nove anos de prisão, mais pagamento de multa. O grupo poderá apelar da sentença em liberdade ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Três réus foram absolvidos.

A denúncia

De acordo com as acusações, os réus usaram a internet para transferir dinheiro para contas de intermediários (laranjas). A quadrilha também pagava títulos e fazia compras, em prejuízo de correntistas e das instituições. As transações foram efetuadas a partir da apropriação indevida de dados dos titulares das contas.

As investigações começaram em novembro de 2004 e geraram a denominada Operação Net Livre II, sob responsabilidade da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio da Polícia Federal em Santa Catarina. Em novembro de 2005, foi decretada a prisão preventiva de sete suspeitos, liberados meses depois. A ação policial interceptou mais de 69 mil ligações telefônicas.

Processo nº 2005.72.00.014118-9

*Texto alterado às 13h25 do dia 17 de maio de 2016 para supressão de nomes.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!