Informação Jurídica

Cobertura da operação grampo bate recordes na ConJur

Autor

19 de julho de 2008, 0h00

A notícia com o primeiro relatório da Polícia Federal sobre a caça a Daniel Dantas foi a mais lida na Consultor Jurídico nesta semana. Desde que foi publicado na segunda-feira (14/7), o texto foi procurado por 20.790 leitores, segundo medição do Google Analytics. Evidentemente, o que despertou a curiosidade dos leitores foi a divulgação em primeira mão de um relatório da Polícia Federal sobre a Operação Satiagraha.

Ainda que se tratasse de uma versão parcial das investigações que levaram Daniel Dantas à cadeia, foi a primeira vez que se conheceu, na íntegra, o roteiro da operação da PF contra Dantas.

A atenção dos leitores é a melhor recompensa ao esforço desta revista eletrônica para apresentar dentro de um enquadramento jurídico as informações sobre o caso que abalou as relações entre os poderes da República e mais intensamente as relações entre as diversas forças que atuam na administração da Justiça.

Deflagrada dia 8 de julho, a operação da PF contra o banqueiro rendeu, desde então, 77 textos na revista Consultor Jurídico. Além da reportagem mais lida da semana, o caso rendeu também o texto mais comentado no site: a reportagem Juízos em conflito — Para Gilmar Mendes, juiz desobedeceu ordem do Supremo, sobre a concessão do segundo Habeas Corpus a Daniel Dantas pelo presidente do STF, até o início desta sexta-feira teve 402 comentários.

Os leitores tiveram acesso, através das páginas da ConJur, ao inteiro teor dos principais documentos referentes ao caso Daniel Dantas. Além de dois relatórios da Operação Satiagraha, um assinado pela delegada Karina Murakami Souza e outro pelo delegado Protógenes Queiroz, foram publicadas as duas ordens de prisão contra o banqueiro decretadas pelo juiz Fausto Martin de Sanctis, bem como as duas decisões do ministro Gilmar Mendes concedendo os Habeas Corpi que devolveram Dantas à liberdade.

Também foi dada divulgação à íntegra da denúncia de tentativa de suborno apresentada pelo Ministério Público Federal contra Daniel Dantas, Humberto Braz e Hugo Chicaroni, bem como a decisão do juiz Fausto Martin de Sanctis aceitando a denúncia.

Desatado o debate acerca do confronto das decisões do ministro Gilmar Mendes e do juiz Fausto de Sancits, a ConJur acompanhou intensa distribuição de notas de apoio e repúdio a um e a outro. No final da guerra — se é que ela chegou ao final — foram publicadas 13 noticias registrando os apoios ao juiz De Sanctis e oito de apoio ao presidente do Supremo.

Palco do ato de solidariedade dos advogados a Gilmar Mendes, a ConJur cobriu e deu igual destaque ao ato de desagravo que juízes e promotores fizeram ao juiz no Fórum Criminal Federal de São Paulo.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!