Extensão de liminar

Senador pede no STF acesso a inquérito da Operação Satiagraha

Autor

17 de julho de 2008, 16h11

Mencionado nos grampos feitos pela Polícia Federal durante a Operação Satiagraha, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) encaminhou nesta quinta-feira (17/7) ao Supremo Tribunal Federal um pedido de extensão de liminar para ter acesso aos autos. O benefício já foi concedido, anteriormente, ao banqueiro Daniel Dantas, dono do Banco Opportunity. A informação é da Agência Brasil.

“O nome do requerente foi exposto de forma ilegal, precipitada e irresponsável, procurando levar a sociedade a crer tratar-se o parlamentar de integrante de organização criminosa, sem que o mesmo nada possa alegar em sua defesa”, alegam os advogados de Heráclito Fortes. No documento, eles pedem ainda que o parlamentar tenha acesso aos arquivos de áudio e vídeo colhidos pela PF.

Os advogados de Heráclito Fortes apontam que a Polícia Federal vazou dados sigilosos do inquérito “com o único e claro escopo de prejudicar a imagem também de outras pessoas não envolvidas nos fatos em apuração”. Diante disso, pedem a apuração de responsabilidade civil, criminal e administrativa dos envolvidos.

Na última terça-feira (15/7), o Senado já havia feito solicitação no mesmo sentido ao ministro da Justiça, Tarso Genro. O requerimento foi encaminhado em caráter de urgência.

Nas escutas, o senador piauiense tem sido citado como um dos principais investigados por supostas ligações com Dantas, que é acusado pela Polícia Federal de comandar uma organização envolvida em corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação fiscal e formação de quadrilha.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!